Siga o OTD

Futebol

Vai começar a Copa São Paulo de futebol Júnior 2023

O torneio mais tradicional de categorias de base do futebol brasileiro já tem data para começar.

Endricki Copinha 2022 Palmeiras Copa São Paulo de Futebol Júnior
Destaque da Copinha 2022, Endrick foi vendido para o Real Madrid recentemente. Especula-se que a negociação seja a mais cara da história do futebol brasileiro (Foto: Marcos Ribolli)

Vai começar o mais tradicional torneio de futebol de base do Brasil. A Copa São Paulo de Futebol Júnior tem data de estreia agendada para esta segunda-feira, dia 02 de janeiro. Assim como todos os anos, as expectativas são altas para conhecer alguns dos possíveis craques do futebol brasileiros nos próximos anos.

+ Tabela completa da Copa São Paulo de Futebol Júnior

A Copa São Paulo de Futebol Júnior reunirá mais de 120 equipes de todas as regiões do Brasil. Ao longo de 23 dias, essas equipes disputaram jogos em mais de 20 sedes distribuídas pelo interior paulista por duas vagas na decisão, que será no dia 25 de janeiro. Data de aniversário da cidade de São Paulo.

Local da final ainda não divulgado

Além do campeão da Copinha em 2023, há uma outra curiosidade do público que acompanha o torneio. No caso seria sobre saber onde será realizada a decisão. O Pacaembu está interditado devido à reformas, a final da temporada passada foi realizada no Allianz Parque.

Completando 80 anos, Pacaembu não vive só de futebol e ajuda no combate ao coronavírus
Com mais de 80 anos, Pacaembu está interditado, pois passa por grande reforma desde 2021 (Foto: Divulgação/Prefeitura de SP)

O Pacaembu é o tradicional palco da decisão. Contudo, interdição do estádio abriu espaço para especulação sobre que local a Federação Paulista de Futebol escolherá para final da Copinha. Em 2022, opção de realizar o jogo entre Palmeiras e Santos no Allianz Parque gerou bastante polêmica.

Fim da musiquinha

A temporada de 2022 para as categorias de base do Palmeiras foi fantástica. O Verdão conquistou títulos da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiros no sub-20 e sub-17. Porém, pode se dizer que a conquista mais importante aconteceu no dia 25 de janeiro.

Palmeiras CAmpeão da Copa São Paulo 2022 Copinha
Palmeiras é o atual campeão da Copinha (Foto: Marcos Ribolli)

Pela primeira vez na história, o Palmeiras foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O título veio com uma goleada contra o Santos no Allianz Parque por 4 a 0. Além disso, com direito a gol de Endrick, principal promessa da base palmeirense e do futebol brasileiros dos últimos anos. Dessa forma, o Verdão pôs fim à musica — ou pelo menos parte dela — provocativa cantada pelos rivais.

Maiores campeões da Copinha

Maior campeão, o Corinthians sempre é um dos favoritos quando o assunto é Copinha. O Timão acumula 10 títulos ao longo da história. A última vez que os alvinegros paulistas levaram o caneco foi em 2017. Naquela ocasião, o elenco sub-20 corintiano venceu o Batatais na decisão por 2 a 1.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Logo em seguida, Fluminense e Internacional estão empatados com cinco títulos cada. Ambas as equipes possuem tradição na revelação de jogadores. Os gaúchos ganharam a Copinha pela última vez em 2020 na última final do Pacaembu, paralisado para reforma. Enquanto isso, o tricolor carioca não vê a cor da taça desde 1989.

Antony Seleção Brasileira São Paulo Categoria de Base Copinha Copa São Paulo de Futebol Júnior
Atual atacante do Manchester United e da Seleção Brasileira no Mundial de 2022, Antony foi o destaque do último título do São Paulo (Foto: Marco Galvão/Fotoarena/Lancepress)

Por fim, também temos um empate na terceira colocação. São Paulo e Flamengo dividem o último lugar no pódio igualados no tetracampeonato. A conquista tricolor mais recente foi em 2019. Visto que na época, a equipe contou com o destaque de Antony, atual atacante do Manchester United e da Seleção Brasileiro. Bem como, os rubro-negros levaram o título no ano anterior vencendo a final contra os sãopaulinos.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Futebol