Siga o OTD

Futebol

Conmebol sorteia grupos do Sul-Americano Sub-20 nesta quarta

O evento contará com transmissão ao vivo pela página da confederação no Facebook, direto da sede em Luque, no Paraguai.

Brasil x Holanda Torneio de Montaigu Endrick / Sul-Americano sub-20
Endrick é a grande promessa da Seleção Brasileira para o torneio (Créditos: Bruno Pacheco/CBF).

O Brasil vai conhecer os adversários da fase de grupos do Torneio Sul-Americano Sub-20 na próxima quarta-feira (21). A Conmebol realizará o sorteio para definir os dois grupos (A e B) da etapa inicial da disputa às 14h (horário de Brasília). O evento contará com transmissão ao vivo pela página da confederação no Facebook, direto da sede em Luque, no Paraguai.

+Seleção brasileira sub-20 é convocada para o Sul-Americano sub-20

O Torneio Conmebol Sul-Americano Sub-20 será disputado em duas etapas. Na primeira, as seleções se enfrentam entre si dentro do próprio grupo, definido pelo sorteio. Por fim, a segunda é o hexagonal final onde as seleções voltam a se enfrentar por quatro vagas para a Copa do Mundo FIFA da categoria.

Dinâmica do sorteio de grupos

De acordo com o regulamento enviado pela Conmebol, a ordem dos grupos da primeira fase serão definidos por sorteio de acordo com a posição final na última edição do Sul-Americano, disputada em 2019. Dessa forma, cada grupo terá cinco seleções. Assim, a Colômbia, anfitriã, será a cabeça de chave do grupo A. Enquanto isso, o Equador, último campeão do torneio, será o cabeça de chave do grupo B.

Além disso, a Argentina (2ª) e o Uruguai (3ª) ocuparão as segundas posições nos respectivos grupos. Brasil, quinto colocado, e Venezuela (6ª) ocuparão as posições 3 em um dos grupos. Na posição quatro, Chile e Paraguai. Peru e Bolivia completam os grupos na quinta posição.

Ainda de acordo com o documento enviado pela Conmebol, a Seleção Brasileira já sabe que folgará na segunda rodada da fase de grupos. Nesta fase, o Brasil disputará quatro partidas.

As três primeiras colocadas em cada grupo na primeira fase se classificam para hexagonal final. Em caso de empate de pontos conquistados entre seleções, os critérios de desempate serão os confrontos diretos, avaliados pontos, saldo de gols e gols-pró, seguido por saldo de gols, gols-pró, cartões vermelhos, cartões amarelos e sorteio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A competição, classificatória para a Copa do Mundo FIFA da categoria, retorna ao calendário da base após o cancelamento da edição prevista em 2021 devido a pandemia de Covid-19.

O técnico da Seleção Masculina Sub-20, Ramon Menezes, convocou os 22 jogadores brasileiros no último dia 8 de dezembro.

Mais em Futebol