Siga o OTD

Futebol

Brasil vence Uruguai e conquista título do Sul-Americano sub-20

Brasil vence Uruguai por 1 a 0 e garante liderança do quadrangular final do Sul-Americano sub-20

Brasil x Uruguai pelo Sul-Americano sub-20 de futebol feminino
Seleção brasileira de futebol feminino sub-20 (Staff Images Woman/CONMEBOL)

O Brasil deu mais um passo para conquistar seu nono título do Sul-Americano Sub-20 de futebol feminino. A seleção derrotou nesta quinta-feira (21) o Uruguai por 1 a 0 e chegou aos seis pontos no quadrangular final, a uma rodada do fim da competição. Cris foi a autora do gol único do duelo.

Com a vitória, o Brasil manteve os 100% de aproveitamento no Sul-Americano Sub-20 de futebol feminino. Já são seis triunfos em seis jogos, com 21 gols marcados e nenhum sofrido. A equipe comandada por Jonas Urias é a líder isolada do quadrangular final, com duas vitórias, contra uma do próprio Uruguai.

+ Confira a tabela da competição

O Brasil enfrentará na última rodada a Venezuela, no domingo (24), às 17h. No entanto, a seleção pode já sagrou-se campeã ainda nesta quinta-feira, visto que a Venezuela perdeu a Colômbia no duelo que complementou a rodada. Isto porque o primeiro critério de desempate do torneio é o confronto direto.

Além do título, o Brasil também estava de olho em uma vaga na Copa do Mundo sub-20 de futebol feminino. O torneio sul-americano dará duas vagas ao evento mundial.

Como foi o jogo

O jogo foi bem truncado a maior parte do primeiro tempo. O Brasil teve maior posse de bola na maior parte do tempo, mas não conseguiu criar. Foi somente aos 28 minutos que a seleção conseguiu o primeiro gol. Após bate e rebate na área, Cris apareceu para finalizar e abrir o placar.

Depois disso, o Brasil se soltou mais e encontrou espaços. A zagueira Lauren arriscou de muito longe aos 30 e acertou a trave. No lance seguinte, a lateral Ana Clara invadiu a área e finalizou para boa defesa da goleira uruguaia.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

O segundo tempo seguiu a mesma temática da primeira etapa. O Brasil chegou com muito mais perigo do que a equipe uruguaia, ainda que não tenha conseguido criar chances reais. A melhor oportunidade veio em mais um chute de Lauren que acertou a trave, ainda no começo da etapa.

Num vacilo da goleira Barbieri, por pouco a seleção não foi vazada pela primeira vez na competição. Aos 34 minutos, Carballo saiu na cara do gol e finalizou por cobertura, acertando o travessão. O Uruguai ainda tentou pressionar na reta final, mas sem sucesso e o jogo foi encerrado com placar de 1 a 0.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Futebol