Siga o OTD

Futebol

Brasil começa bem campanha pelo enea no Sul-Americano Sub-20

Seleção feminina sofreu, mas derrotou o Uruguai na primeira rodada do continental, que vale vaga para a Copa do Mundo da categoria

Cris seleção brasileira futebol feminina sub-20 Brasil x Uruguai Campeonato Sul-Americano Sub-20 de futebol feminino
(Staff Images Woman/CONMEBOL)

Foi mais sofrido que o esperado, mas a seleção brasileira derrotou o Uruguai na estreia do Sul-Americano Sub-20 de futebol feminino. A equipe fez 2 a 0 na partida disputada no início da noite desta quinta-feira (7) no Estádio Nicolás Chahuán Nazar, em La Calera, no Chile. O Brasil, campeão de todas as oito edições realizadas até agora, é o grande favorito para conquistar o eneacampeonato do continental, que dá também duas vagas na Copa do Mundo marcada para agosto, na Costa Rica.

Na primeira fase, a seleção está no Grupo B ao lado de Paraguai, Equador, Uruguai e Bolívia. Após a vitória na estreia, o compromisso será contra as bolivianas no sábado (9), 21h30. Depois é a vez das equatorianas no dia 13, às 19h30, fechando contra o Paraguai dia 15, novamente às 19h30. O Grupo A tem Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Venezuela. Os dois melhores de cada chave avançam para um quadrangular, com as quatro classificadas se enfrentando entre si para definir o campeão e as vagas na Copa. Todos os jogos serão no Estádio Nicolás Chahuán Nazar.

+ Classificação, resultados e próximos jogos da competição

Começo nervoso

As comandadas pelo técnico Jonas Urias começaram nervosas a estreia contra o Uruguai e não conseguiram impôr o jogo nos primeiros minutos. Chegaram primeiro com uma falta da entrada da área batida por Analuyza, mas as rivais responderam na mesma moeda, em falta na entrada da área brasileira, e em um escanteio. O primeiro bom ataque do Brasil foi com Yayá, desviando com muito perigo passe rasteiro recebido dentro da área. Aos 21min o gol quase saiu em uma blitz brasileira que só não balançou as redes porque a goleira e a zaga uruguaia se desdobraram pra evitar.

Na segunda matade da etapa inicial, o Brasil já dominava o jogo sem, porém, criar chances concretas de abrir o marcador. Na reta final, elas vieram. Aos 33mim, Luany recebeu um bolão por trás da zaga, pela direita, arrancou livre para o gol e bateu firme para boa defesa da goleira rival. Giovana Fernandes aparecia livre pelo meio. Aos 39min, a camisa sete foi lançada em profundidade mais uma vez pela direita, invadiu a área livre e, desta vez, cruzou rasteiro, mas a goleira caiu para cortar. A seleção brasileira chegou com perigo mais duas vezes ainda antes do intervalo, mas ambas as tentativas foram bloqueadas pela zaga celeste.

Cris seleção brasileira futebol feminina sub-20 Brasil x Uruguai Campeonato Sul-Americano Sub-20 de futebol feminino
(Staff Images Woman/CONMEBOL)

Zagueira artilheira

Na volta do intervalo, o Brasil apertou ainda mais e nos primeiros dez minutos já havia criado uma porção de oportunidades. Teve, inclusive, um pênalti claro não marcado em cima de Luany. A pressão foi aumentando com um toque de bola envolvente obrigado a goleira uruguaia a trabalhar bastante. Ela era, de longe, a melhor jogadora delas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Aos 17min finalmente o gol, curiosamente em um pênalti inexistente marcado sobre Analuyza. Tarciane aproveitou batendo firme de perna direita. Três minutos mais tarde a zagueira do Corinthians ampliou após desviar, no primeiro pau, escanteio levantado da direita. Com o Uruguai já sem perna, Jonas Urias reduziu a intensidade do time, trocou as jogadoras que estavam penduradas com cartão amarelo e a seleção passou a “cozinhar” o confronto. E assim o fez até o apito final.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Futebol