Siga o OTD

Futebol

Quebrando tabu, Brasil empata com Espanha em amistoso

Brasil empata com a Espanha em 1 a 1 e vaza equipe adversária pela primeira vez em mais de dois anos

Brasil seleção brasileira de futebol feminino encara a Espanha em amistoso
Antônia disputa bola com Amaiur (Foto: Twitter/@SEFutbolFEM)

Brasil e Espanha empataram em 1 a 1 nesta quinta-feira (7), em amistoso de futebol feminino realizado no Estádio Rico Pérez, em Alicante (ESP). A equipe anfitriã saiu na frente logo aos 7 minutos, com gol da melhor jogadora do mundo, Alexía Putellas, e a seleção verde-amarela empatou na reta final da primeira etapa, com Geyse. A goleira Lorena foi o destaque do jogo, fazendo pelo menos três grandes defesas.

+ Confira a tabela do Brasileirão de futebol feminino

Em preparação para a Copa América, o Brasil conseguiu um importante marco neste amistoso. A seleção conseguiu vazar a defesa espanhola, que não sofria gols havia mais de dois anos – desde março de 2020, quando foi derrotada pelos Estados Unidos por 1 a 0. De lá pra cá, haviam sido 19 jogos – todos, evidentemente, sem derrotas.

Com o empate, o Brasil segue sem vencer na atual temporada. Em processo de renovação, a seleção brasileira de futebol feminino acumula agora três empates e uma derrota este ano. Com foco no torneio continental, o Brasil voltará suas atenções para a Hungria, adversária que enfrentará na próxima segunda-feira (11), também em solo espanhol.

Copa América

Pouco antes da partida começar, aliás, foi realizado o sorteio dos grupos da Copa América, que será realizada na Colômbia. O Brasil caiu no grupo B, ao lado de Peru, Venezuela, Argentina e Uruguai. O grupo A tem Colômbia, Chile, Equador, Paraguai e Bolívia.

Além de buscar o oitavo título da competição, o Brasil terá outro objetivo. A Copa América é classificatória para a Copa do Mundo de 2023, que ocorrerá na Austrália e Nova Zelândia. As três melhores equipes do torneio continental avançam ao evento mundial, enquanto o quarto e quinto lugares vão à repescagem.

Como foi Espanha x Brasil

A Espanha abriu o placar logo aos sete minutos. Em cobrança de falta de longe, Alexía Putellas arriscou o chute e a bola desviou na barreira, enganando a goleira Lorena. A equipe anfitriã passou a dominar as ações do jogo após o gol e o Brasil pouco criou. A Espanha teve diversas oportunidades para ampliar o marcador, o que não aconteceu graças a boas defesas de Lorena.

O Brasil se soltou após os 20 minutos. Em um contra-ataque aos 23, Geyse avançou com a bola desde o campo de defesa até a meia-lua ofensiva. Ela teve a oportunidade da finalização, mas chutou fraco, em cima da goleira. Depois disso, a seleção brasileira chegou com muito mais perigo e equilibrou as ações do jogo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Após muito rondar a área adversária, o Brasil chegou ao gol de empate aos 39 minutos. Em belíssima jogada coletiva, a bola chegou na área em Geyse, que usou o corpo, girou o corpo e finalizou. Após o empate, a equipe verde-amarela seguiu bem e chegou perto de virar a partida. Ainda assim, o duelo foi para os vestiários com o placar igualado.

Já na segunda etapa, a Espanha voltou melhor e dominou as ações do duelo, apesar de não oferecer tanto perigo. O Brasil manteve-se bem postado na zaga e não correu riscos. Esther teve boas oportunidades, incluindo uma aos 26 minutos, em um chute da entrada da área, que obrigou Lorena a fazer uma belíssima defesa.

No final do jogo, a Espanha aumentou sua intensidade e tentou fazer o gol da vitória. Lorena, mais uma vez, saiu muito bem em duas oportunidades e evitou que isso acontecesse. A zagueira Antônia também salvou uma bola em cima da linha, já nos acréscimos.

Mais em Futebol