Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Maestro e Agafuc farão a final da Supercopa de futebol de cegos

Equipes vencem na última rodada e fecham fase de classificação com as melhores campanhas; Apace e Cedemac disputam o bronze

futebol de cegos Maestro Agafuc Supercopa Tiago Paraná
Tiago Paraná, ao fundo, com os dois braços erguidos (Renan Cacioli/CBDV)

Um time consagrado contra um rival em franca ascensão. Será este o enredo da final da Supercopa 2022 de futebol de cegos, marcada para este sábado (26), às 10h30, reunindo Agafuc, do Rio Grande do Sul, e Maestro, do Paraná. A decisão será no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube do Comitê Paralímpico Brasileiro.

A Agafuc conquistou as três edições da Supercopa de futebol de cegos realizadas até hoje: 2020, 2019 e 2018. Os gaúchos de Canoas são, também, os atuais tetracampeões brasileiros e reúnem feras como Ricardinho, Nonato, Luan, além do argentino Coki Padilla. O Maestro, praticamente um novato na modalidade, vem crescendo. Após o título da Série B, em 2019, o clube passou a contratar reforços de peso para o elenco. Ao fim do ano passado, tirou dois atletas justamente da Agafuc: os alas Tiago Paraná e Maurício Dumbo.

Duas vitórias

Donos das melhores campanhas da fase classificatória, os rivais encerraram as participações com vitórias nesta sexta-feira (25). O Maestro fez um jogo praticamente impecável diante da Apace, atual vice-campeã nacional. Um dos artilheiros do torneio, o ala Tiago Paraná abriu o placar aos oito minutos, após arrancada pelo centro e chute certeiro no ângulo direito do goleiro Matheus Costa. Na etapa final, Guegueu, de pênalti, completou o marcador: 2 a 0.

+ COB comete deslize sobre saída de Bichara em apresentação de diretores

Reservas em campo

No segundo confronto da tarde, a Agafuc entrou em quadra já classificada. O técnico Rafael Astrada resolveu, então, mandar uma formação reserva a campo. Começaram jogando o goleiro Matheus Benelli, o fixo Rafael Martins e os alas André Trevisol, Bill e Léo. Perto do fim da etapa inicial, André acertou um chute baixo, no canto esquerdo do goleiro Jairo, e garantiu o 1 a 0. Ao Cedemac, com três derrotas no torneio, restará a disputa do bronze contra a Apace, também no sábado, a partir das 9h.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Maestro e Agafuc somaram sete pontos cada, mas os paranaenses levaram a melhor no saldo de gols. No confronto entre os dois na primeira fase houve empate: 1 a 1. Dumbo abriu o placar a favor dos paranaenses, mas Nonato igualou tudo. A Agafuc ainda teve a chance da virada, mas o próprio Nonato desperdiçou uma cobrança de tiro livre.

Mais em Paralimpíada Todo Dia