Siga o OTD

Futebol

Nos pênaltis, Palmeiras conquista a Copa do Brasil Sub-17

Nos pênaltis, Palmeiras vence o Corinthians e é campeão da Copa do Brasil Sub-17 no Pacaembu.

Foi sofrido, foi nos pênaltis, mas o Palmeiras conquistou a Copa do Brasil Sub-17 2017. Contra o maior rival, o Corinthians, a equipe perdeu no tempo normal por 1 a 0, mas venceu nos pênaltis por 4 a 3 e levantou a taça no Pacaembu, na tarde desta quinta-feira (30), diante de sua torcida.

A exemplo do jogo de ida, a partida foi muito equilibrada e também acabou em 1 a 0. No entanto, o que mudou o desfecho da competição foi a entrada do goleiro Lucas Bergantin, aos 47 minutos da segunda etapa, justamente para as cobranças de pênalti. Ele defendeu duas contra apenas uma do goleiro Maltos e levou seu time à tão desejada taça.

O jogo

O primeiro tempo foi equilibrado, mas quem controlava as ações ofensivas era a equipe do Palmeiras. Com Alanzinho no comando do ataque, o Verdão chegou com perigo em diversas oportunidades. Mas foi o Corinthians que criou a melhor chance da primeira etapa, aos 27 minutos, quando Lucas Piton recebeu em profundidade, carregou e chutou cruzado. O goleiro espalmou e no rebote, sozinhos, Giovanny e Welliton se enroscaram e a bola foi para fora. Apesar da chance, o Corinthians não melhorou na partida. Era o Palmeiras que tinha mais posse, mais finalizações e envolvia o adversário. E, dessa forma, acabou a primeira metade.

O segundo tempo começou morno, com muitos erros de passe. Praticamente, nenhum perigo foi levado às metas até o gol do Corinthians, que inaugurou o placar. Mascarenhas, 20 segundos depois de entrar em campo, recebeu cruzamento rasteiro de Vitinho, que também entrou no segundo tempo, e, com o goleiro vendido no lance, só empurrou para o fundo das redes. Depois disso, o Palmeiras esboçou uma pressão, mas não conseguiu dar trabalho para o goleiro Maltos. O Timão parecia satisfeito com o placar, que levava a decisão para os pênaltis, e só saía no contra-ataque. Sendo assim, a Copa do Brasil Sub-17 foi decidida nas penalidades máximas.

Nos pênaltis, o goleiro Lucas Bergantin fez a diferença. Logo na primeira cobrança mostrou a que veio: Ronald bateu no canto esquerdo e ele espalmou. Na sequência, cinco acertos: três do Verdão (Alanzinho, Patrick e Luan) e dois do Timão (Vitinho e Mascarenhas). Até que veio Piracicaba, atacante do Corinthians, que bateu à meia-altura no canto direito e, novamente, Bergantin pegou. Então, para o Palmeiras a conta era simples. Era só fazer um dos próximos dois pênaltis ou defender o último do adversário. Mas, a equipe alviverde se complicou. Primeiro, Aníbal chutou fraco no meio do gol e o goleiro Maltos segurou a bola. Depois, Giovanny marcou. E somente na última cobrança, Esteves bateu forte no canto esquerdo do goleiro para decretar o final e o título da Copa do Brasil Sub-17 para o Verdão!

Após o jogo, o goleiro decisivo, Lucas Bergantin, falou:

“Eu não tinha entrado em nenhum jogo da Copa do Brasil, mas quando o técnico falou que eu ia entrar, eu tinha certeza que eu pegaria dois pênaltis”.

Mais em Futebol