Siga o OTD

Futebol

Com gol de estreante, Ferroviária vence Santos pelas quartas do Brasileiro

Com gols de Rafa Mineira, Monalisa e Aline Gomes, a Ferroviária venceu o Santos por 3 a 2 e saiu em vantagem na briga por uma das vagas na semi

Ferroviária x Taubaté - Paulista feminino de futebol
(Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

E deu Ferroviária! Na partida de ida pelas quartas de final do Brasileiro feminino de futebol, o time de Araraquara superou o Santos por 3 a 2, neste domingo (15), em casa. Com gols de Rafa Mineira, Monalisa e Aline Gomes, estreante de 16 anos, a Ferrinha saiu em vantagem na disputa de uma das vagas na semifinal. Ketlen e Sole James marcaram pelo lado santista.

+ CONFIRA A TABELA DA COMPETIÇÃO

O jogo

O começo foi de um time só. Com domínio total das ações, o Santos ditou ritmo. Usando e abusando das jogadas pela esquerda, as Sereias da Vila levaram perigo ao gol da Ferroviária. Em uma delas, o placar foi aberto. Logo aos sete minutos, após uma roubada de bola de Sole James, Ketlen recebeu, invadiu a área e fuzilou para o gol, fazendo 1 a 0. Após o gol, as donas da casa passaram a buscar o empate e conseguiram a igualdade. Aos 16, Luana finalizou de fora da área, Michele bateu roupa e Rafa Mineira marcou no rebote de cobertura.

Mesmo após o gol, a Ferroviária seguiu em cima e conseguiu a virada. Após lançamento, Carol apareceu cara a cara com a goleira e Michele fez a defesa, mas no rebote Monalisa acertou um lindo chute de fora da área e virou o jogo. Atrás do placar, o Santos foi para cima e conseguiu o empate. Após uma cobrança rápida de lateral de Cristiane, Ketlen fez a jogada de linha de fundo na esquerda, cruzou para trás e Sole James desviou de cabeça para levar o 2 a 2 para o intervalo.

Segundo tempo

Na segunda parcial do duelo, Ferroviária e Santos viram o ritmo cair. Por conta do calor em Araraquara, as duas equipes diminuiram o ritmo e o 2 a 2 se manteve durante a maior parte do tempo. Já na reta final, as donas da casa conseguiram o terceiro gol. Após cruzamento da esquerda, Aline Gomes, de 16 anos e que fazia sua estreia no profissional, apareceu livre na segunda trave, arrumou e finalizou forte para fazer o 3 a 2, aos 31 minutos.

Formato da competição

Assim como na edição anterior, a primeira fase do Campeonato Brasileiro de futebol feminino será realizada em formato de pontos corridos entre os 16 clubes participantes. Ao final das 15 rodadas programadas, as oito melhores equipes avançaram para as quartas de final, disputadas em jogos de ida e volta em modelo mata-mata. A última rodada (15ª) da primeira fase foi realizada no dia 27 de junho (domingo).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Definidos os oito clubes classificados, o campeonato contou com uma pausa por conta da realização dos Jogos Olímpicos, em julho. Assim, o mata-mata se iniciará apenas agora em agosto, mais precisamente no dia 15. Além disso, o Campeonato Brasileiro de futebol feminino também já contam com data pré-definidas: 12/09 e 26/09.

Mais em Futebol