Siga o OTD

Futebol

Brasileiras são decisivas e Benfica é campeão da Copa da Liga

Nycole e Ana Vitória participaram de todos os gols na vitória de 3 a 0 do Benfica sobre o Sporting Braga na final da Copa da Liga de Portugal

Com gols das brasileiras Ana Vitória e Nycole, o Benfica sagrou-se campeão da Copa da Liga de Portugal ao derrotar por 3 a 0 o Sporting Braga. O outro gol das encarnadas foi de Chloé Lacasse. O torneio foi válido pela temporada 2019/2020, mas só terminou em 2021 por causa dos adiamentos em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Participaram da competição os times que ocupavam os quatro primeiros lugares da tabela de classificação do Campeonato Português em janeiro de 2020. As equipes jogaram entre si em turno único, classificando os dois primeiros para a final.

 Para chegar à decisão, o Benfica empatou com o Sporting (2-2) e venceu Sporting Braga (3-1) e o Clube Futebol Benfica (4-0). Na partida decisiva desta quarta, tanto Ana Vitória quanto Nycole foram escaladas como titulares. 

Nycole e Ana Vitória decidem e Benfica é campeão em Portugal
Ana Vitória e Nycole foram decisivas na conquista do Benfica em Portugal

No gramado, a primeira grande oportunidade de jogo foi para o Benfica, mas foi desperdiçada por Cloé Lacasse logo aos seis minutos. Na sequência, a disputa ficou equilibrada até que o Sporting Braga levou perigo aos 21. Cruzamento da direita de Myra Delgadillo para Ágata, que foi impedida de marcar porque a goleira Carolina Vilão estava atenta.

 Aos 35, o Benfica chegou a balançar a rede, mas o gol de Catarina Amado por anulado por impedimento de Carole Costa. Nove minutos depois, no entanto, a dupla brasileira fez a diferença. Ana Vitória lançou Nycole pela direita e a jogadora deu uma assistência na medida para Cloé Lacasse abrir o placar.

Logo no começo do segundo tempo, o Sporting Braga chegou a comemorar o gol de embate, mas a festa de Cindy Konig não valeu de nada porque o lance foi anulado pelo VAR.

Se o Braga não pôde comemorar, o mesmo não se pôde dizer do Benfica. Aos 18, nova jogada envolvendo as brasileiras terminou na rede. Nycole deu assistência para Ana Vitória, que, da entrada da área, bateu colocado sem chances para a goleira Marie Hourihan.

Depois de dar assistência para os dois primeiros gols, chegou a hora de Nycole balançar as redes. Aos 27, a arbitragem marcou pênalti depois que a bola bateu na mão de Diana Gomes dentro da área. A brasileira bateu firme e garantiu o 3 a 0 que deu o título da Copa da Liga de Portugal para o Benfica.

Este é o 4.º troféu conquistado pelo futebol feminino do Benfica, depois do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, da Taça de Portugal e da Supertaça.

Mais em Futebol