Siga o OTD

Futebol

Pia comanda primeiro treino da seleção feminina em Portimão

Com quase todas as convocadas à disposição, treinadora inicia atividades em Portugal com atletas que jogam nos Estados Unidos, Europa e China

seleção feminina Portugal futebol
(Laura Zago/CBF)

A técnica Pia Sundhage comandou nesta terça-feira (20) o primeiro treinamento da seleção feminina de futebol em Portimão, Portugal. Com o grupo praticamente completo a comissão técnica liderou um trabalho de muita movimentação da equipe em campo. A atacante Marta se apresentará na sexta (23).

Na primeira parte da atividade desta terça-feira (20), a treinadora comandou um trabalho de quebra da linha defensiva, desafiando as jogadoras a criarem alternativas de passe.

A atividade seguiu com um coletivo em campo reduzido e, na etapa final, as atletas fizeram treinos de finalização. O período da seleção feminina de futebol em Portimão vai até 27 de outubro.

Pia Sundhage seleção feminina Portugal futebol
Pia já foca nos Jogos Olímpicos de Tóquio (Laura Zago/CBF)

Radar de selecionáveis

Desde o Torneio Internacional da França, em março deste ano, esta é a primeira vez que a treinadora lidera as atletas brasileiras que atuam nos Estados Unidos, Europa e China. Em setembro, a seleção feminina voltou a se reunir após a paralisação das atividades devido a pandemia de Covid-19, mas com uma convocação que contou apenas com atletas que atuam no Brasil.

+ Marta e Emily Lima comandam videoaulas grátis de futebol

Com oito novidades na lista, Pia Sundhage apostou em jovens atletas que atuam na Europa. As meias Giovanna, Laís e Ana Vitória, além da atacante Mylena, estão estreando na seleção feminina principal de futebol. Há também atletas que retornam à equipe, convocadas pela primeira vez pela técnica sueca, como a goleira Daniele, a defensora Rayanne e as atacantes Nycole e Valéria.

A ideia é conhecer ainda mais as jogadoras brasileiras e ampliar o número de selecionáveis no radar da comissão técnica. Com esta convocação, Pia soma 62 convocadas.

China e Tóquio

A zagueira Rafaelle é uma das jogadoras que estão em Portugal. Em outubro de 2018, ela sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo que a impediu de disputar uma vaga na Copa do Mundo de 2019. Recuperada, a atleta agora busca espaço de olho em outra grande competição: os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Desde que voltou de lesão, Rafaelle já foi convocada em três outras oportunidades. Disputou o Torneio Internacional da China, em 2019, e o Torneio da França, no início de 2020.

Rafaelle seleção feminina Portugal futebol
Rafaelle teve uma lesão séria no joelho esquerdo (Laura Zago/CBF)

“Estou muito feliz por estar de volta à seleção, principalmente após esse longo período afastada por conta da pandemia. É muito bom estar aqui de novo com todo mundo, com a comissão. Estou muito motivada, principalmente para o ano que vem, quando temos as Olimpíadas. É muito importante para a gente estar aqui neste momento, mesmo com todas as dificuldades da pandemia, estar junto e nos preparando para o grande evento que vai acontecer ano que vem”, destacou Rafa, em Portugal.

100% Amarelinha

Para provar seu valor para a técnica Pia Sundhage, a jogadora aposta no seu bom momento no futebol chinês. Após cinco temporadas defendendo o Changchun Dazhong, Rafaelle garante que já ‘virou a chave’ e está com a cabeça 100% focada na Amarelinha.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Estou me sentindo muito bem, estou super feliz e motivada. Venho de uma boa temporada na China, e estar junto com todo mundo aqui vai me fazer muito bem. Me recuperei bem da minha lesão, e agora estou 100% pronta para disputar uma vaga nas Olimpíadas. A temporada foi curta, mas bastante intensa. A gente tinha jogos de 3 em 3 dias, e eu joguei todas as partidas.”

Mais em Futebol