Siga o OTD

Futebol

Pia Sundhage faz balanço positivo da retomada dos treinos

Etapa de treinos marcou o reinício dos trabalhos presenciais com a Seleção Feminina, paralisadas devido a pandemia de Covid-19

Seleção feminina na Granja Comary (Thais Magalhães)

A seleção brasileira de futebol feminino encerrou, nesta terça-feira (22), o período de dez dias de preparação na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). A etapa de treinos marcou a retomada dos trabalhos presenciais com a equipe, paralisadas devido a pandemia de Covid-19 e foi vista como um sucesso pela treinadora Pia Sundhage.

A técnica sueca contou com 24 atletas, que atuam no futebol brasileiro. Para ela, o período foi importante para avaliar novos nomes e também trabalhar a sua filosofia de jogo. 

“Aqui na Granja Comary, nós tivemos tanto atletas experientes quanto jovens, algumas dessas jogadoras estiveram aqui pela primeira vez. Foi a primeira vez que conheceram a comissão técnica, e eu gostei dessa combinação. Esses 10 dias foram muito importantes para nós repetirmos a nossa ideia de jogo. Acredito que neste período nós nos tornamos um grupo mais coeso. O fato mais importante avaliado neste período é o entendimento do nível de velocidade de jogo que nós queremos, isso é algo que elas irão levar para o seus clubes”, destaca a treinadora da seleção brasileira.

Ao todo, foram oito novidades, que somadas dão um total de 54 atletas já observadas pela comissão técnica. Para a técnica Pia Sundhage, o período foi importante para avaliar as atletas em diferentes posições na seleção. A versatilidade é algo buscado pela treinadora sueca, já que visando os Jogos Olímpicos de Tóquio, ela busca jogadoras que cumpram diferentes funções dentro do seu estilo de jogo. 

Técnica da Seleção Brasileira feminina de futebol, a sueca Pia Sundhage avaliou como positivos os o período de 10 dias de treinos na Granja Comary
Pia Sundhage faz balanço positivo da retomada dos treinos na Granja Comary (Thais Magalhães)

Momentos diferentes

Além do período de treinamentos, a convocação da seleção feminina contou com episódios extracampo, fatos que deixaram a retomada dos trabalhos ainda mais especiais. Além da visita de uma arara canindé durante o jogo-treino, a técnica Pia Sundhage viralizou na internet ao interpretar a música  “Anunciação”, de Alceu Valença. A sueca revelou, durante a coletiva de imprensa, que a música tem um significado que se relacionada com a trajetória que o futebol feminino está escrevendo no Brasil.  

“Quando se trata do ‘Tu vens’ (Anunciação), eu de fato acredito que essa música se tornou algo a maior que só uma música, se tornou algo que nós desejamos, algo que está acontecendo agora mesmo e eu posso realmente sentir isso. Estão nos vendo! Nesse país, nós temos meninas e mulheres jogando e envolvidas no futebol, e não é só, elas também têm voz. Não será apenas uma medalha de ouro ou qualquer outra medalha, não é apenas disso que se trata. Mas sim da atitude, porque nós estamos em busca dos nossos sonhos, então essa canção ‘Tu vens’ (Anunciação) mostra que os sonhos se tornam realidade”, conclui. 

Trabalho psicológico

Com o intuito de auxiliar a performance das atletas em campo, aliando aspectos técnicos, físicos e mentais, a técnica Pia Sundhage incorporou a sua comissão técnica uma psicóloga. O trabalho é executado por Marina Gusson, que há 16 anos atua na área da psicologia esportiva.

A preocupação da parte psicológica é aliada a outros aspectos primordiais para um excelência em campo, como o condicionamento físico e a compreensão tática. A comissão técnica tem trabalhado em conjunto na melhor preparação, visando Tóquio-2020 (adiados para 2021).

Marina Gusson passou a integrar a equipe durante os jogos preparatórios diante do México, no Brasil, em dezembro de 2019. De lá pra cá, já são nove meses de trabalho com a comissão técnica e, sobretudo, com as atletas. 

“Uma convocação é um ambiente muito propício para criarmos vínculos, porque temos momentos mais informais que permitem um contato mais direto. Então, em um primeiro momento tem a ver com conhecer cada atleta e saber como ela lida com situações de pressão por desempenho e essa necessidade de conhecimento de si mesma. É um gerenciamento tanto das emoções e pensamentos para se ter a melhor performance em campo”, conta Marina Gusson.

Técnica da Seleção Brasileira feminina de futebol, a sueca Pia Sundhage avaliou como positivos os o período de 10 dias de treinos na Granja Comary
Marina Gusson, nova psicóloga da Seleção, na Granja Comary (Thais Magalhães)

Mais em Futebol