Siga o OTD

Futebol

CBF custeará testes de Covid-19 para volta dos torneios nacionais

Equipes disputantes das competições nacionais passarão por exames antes das rodadas. Custos serão pagos pela entidade

CBF Retomada Covid-19
Retomada das competições nacionais terá testes custeados pela CBF (Divulgação Confiança)

A CBF (Confederação Brasileira de futebol) contratou o Hospital Israelita Albert Einstein para a realização de testes de Covid-19 na retomada das competições nacionais. Inicialmente, o acordo abrange as Séries A, B, C e D do Brasileiro, a Copa do Brasil, os Brasileiros Femininos A1 e A2, o Brasileirão Sub-20 e a Copa do Nordeste. Todos os testes serão custeados de forma integral pela entidade.

O objetivo da CBF é padronizar os testes para a Covid-19. O método de diagnósticos para a detecção será o molecular (RT-PCR) e o objetivo é realizar a testagem total nas equipes antes de cada rodada das competições.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

O protocolo da entidade fará com que os atletas sejam testados três dias antes das partidas. Com isso, o resultado sairá na véspera das partidas e de acordo com o resultado dos testes a CBF recomendará o afastamentos dos casos positivos.

“Vamos retomar o futebol de forma segura. Oferecer um ambiente de proteção e confiança nos protocolos é o nosso compromisso com os protagonistas do futebol. Confiamos plenamente na excelência do Einstein para realização desse trabalho fundamental de testagem”, destaca o presidente da CBF, Rogério Caboclo.

+ FPF define procedimentos para retorno do Paulista feminino

“Com este projeto conjunto com a CBF, o Einstein tem a oportunidade de colaborar com a retomada das competições nacionais. De nossa parte, serão fornecidos testes moleculares do padrão ouro para o diagnóstico da Covid-19”, garante Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

Além dos jogadores

Segundo a CBF, está programada o testes para os árbitros e assistentes que trabalharão nas competições nacionais. “Nosso compromisso é que todos que entrem em campo tenham tranquilidade para realizar seu trabalho. Vamos utilizar a metodologia mais confiável nos testes e também investir muito na orientação para que todos os envolvidos no jogo adotem os cuidados necessários à saúde coletiva”, afirma Jorge Pagura, Presidente da Comissão Médica e de Combate à Dopagem da CBF.

Primeira competição nacional a ter a volta das partidas, a Copa do Nordeste já passa pelo procedimento. Como foi definido que a competição irá retornar com todos os jogos acontecendo em sede única, na Bahia, a partir da próxima terça-feira (21), todas as 14 equipes participantes já começaram a passar pelos testes antes de se deslocarem.

Mais em Futebol