Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

IPC e Comitê Paralímpico da Índia ajudam no confinamento

IPC disponibilizou alguns recursos do programa “Eu sou possível” durante a pandemia do coronavírus. Esporte paralímpico tem ajudado no confinamento dos indianos

esporte paralímpico futebol de 5
O Brasil é pentacampeão mundial de futebol de cinco (Marcio Rodrigues/CPB/MPIX)

Com boa parte da população mundial confinada dentro de suas casas por conta do coronavírus, o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) e o Comitê Paralímpico da Índia estão tentando fazer a parte deles.

A entidade internacional disponibilizou online um dos seus recursos do programa “Eu sou possível”, enquanto a organização do segundo país mais populoso do mundo liberou uma série de vídeos com atletas demonstrando exercícios para as pessoas praticarem dentro de casa.

Programa “Eu sou possível”

Para ajudar as pessoas confinadas, o IPC publicou um vídeo, que faz parte do programa “Eu sou possível”, para explicar as regras e a dinâmica do futebol de cinco (veja abaixo). A seleção brasileira é a atual tetra campeã paralímpica, vencendo todas as edições da modalidade desde que ela foi incluída no programa dos Jogos, em Atenas 2004.

O programa “Eu sou possível” visa promover a inclusão social através da conscientização do Movimento Paralímpico e conta com vários recursos de ensino, entre eles planos de aula, planilhas e vídeos. Ao todo 35 países assinaram acordos para implementar o programa.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

De acordo com a entidade, mais de 77 mil crianças e 1,2 mil professores foram alcançados pelo programa “Eu sou possível” no último ano. O recurso foi disponibilizado online durante a pandemia de coronavírus.

Paralímpicos ajudando a população da Índia

O Comitê Paralímpico Indiano está ajudando a população local a passar o tempo durante a quarentena de 21 dias estipulada pelo governo há cerca de 10 dias. Aproximadamente 1,3 bilhão de indianos estão dentro de suas casas no país.

A entidade lançou uma série de vídeos em suas redes sociais, intitulada “Fique em Casa”. No material, atletas mostram como os indianos podem fazer exercícios físicos durante o confinamento.

Manish Narwal, do tiro esportivo, mostrou movimentos de ioga, enquanto o arremessador de dardos, Devendra Jhajharia, primeiro indiano bicampeão paralímpico, demonstrou exercícios de força. Singhraj e Pooja Agarwal, do tiro esportivo, e Deepa Malik, do atletismo, também participaram das ações.

Apesar de ser o segundo país mais populoso do mundo, atrás apenas da China, a Índia não contabiliza números altos em relação ao coronavírus. O país tem pouco mais de oito mil casos confirmados e menos de 300 mortes devido à doença.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Paralimpíada Todo Dia