Siga o OTD

Futebol

Vasco elimina Goiás e se garante nas quartas da Copinha

Pelas oitavas de final, o Vasco venceu o Goiás por 4 a 2 e agora encara o Grêmio na próxima fase da Copa São Paulo de Juniores

Vasco vence Goiás e avança na Copa São Paulo - Geraldo Gaspera/Divulgação/Vasco da Gama
Foto: Geraldo Gaspera/Divulgação/Vasco da Gama

Em jogo muito movimentado em Itapira, o Vasco venceu o Goiás por 3 a 2 e se garantiu nas quartas de final da Copa São Paulo de Juniores. O Goiás até abriu o placar aos 11 minutos, com João Vitor, aproveitando a infelicidade do goleiro Fintelman. Mas aos 19, a equipe carioca empatou com Vinicius. No rápido contra-ataque, o Goiás voltou à frente aos 26 minutos, com João Marcos. Mas Caio Lopes, aos 33, acertou um lindo chute de fora da área e empatou o confronto mais uma vez. No segundo tempo, Luan entrou e garantiu a virada aos 26 minutos. Apesar da pressão goiana, o Vasco chegou ao quarto gol no último minuto e fechou a classificação.

Agora, nas quartas de final da Copa São Paulo, o Vasco enfrenta o Grêmio, que eliminou o Atlético-MG com goleada de 4 a 1.

+CONFIRA  A TABELA COMPLETA DA COMPETIÇÃO

O Jogo

Em um primeiro tempo muito movimentado na cidade de Itapira, o Vasco começou melhor a partida, trocando passes e pressionando o Goiás. A equipe goiana, por outro lado, se fechava bem e aproveitava os contra-ataques.

Apesar do Vasco começar melhor foi o Goiás quem abriu o placar do confronto. E foi numa infelicidade do goleiro Fintelman. Aos 11 minutos, João Lucas recebeu belo lançamento de Nathan na frente e, quando Fintelman tentou afastar, chutou bem em cima do atacante e a bola entrou.

Atrás no placar, o Vasco começou a pressionar mais. Aos 16 minutos, o goleiro Luys Felipe salvou o Goiás no chute de Juninho.

Mas aos 19, não teve jeito, Nathan viu espaço de fora da área e arriscou o chute. No rebote de Luys Felipe, Vinicius estava lá para colocar entre as pernas do goleiro e empatar o confronto.

Sete minutos depois, a equipe goiana voltou à frente no placar, com o gol de João Marcos. No contra-ataque, Marinho desceu em velocidade pela esquerda e cruzou na medida para João Marcos finalizar e mandar para o fundo do gol.

O Vasco tentou responder rápido, mas MT cabeceou por cima do gol. Aos 33, o empate chegou mais uma vez. Vinicius fez boa jogada e encontro MT na esquerda. Ele avançou, deixou Da Silva sentado e cruzou para a entrada da área. Caio Lopes chutou bonito, no ângulo de Luys Felipe e marcou um golaço.

No segundo tempo, o Vasco voltou em velocidade, buscando a virada. Logo no primeiro minuto, MT recebeu de Vinicius e chutou de primeira, mas para fora. Aos 6 minutos, Vanderley se complicou depois do chute de Vinicius e mandou a bola para trás. A equipe carioca continuava a pressão, mas a bola não entrava.

Do outro lado, o Goiás se aproveitava de contra-ataques e bolas paradas. Quando chegava ao gol, Fintelman estava lá para salvar o Vasco. Aos 19, ele defendeu bonito a cabeçada de Vanderley.

O atacante Luan entrou no time do Vasco e, cinco minutos depois, já corria para comemorar o gol da virada. Depois de boa jogada de Arthur, a bola sobrou para Luan, que virou e chutou de fora da área. A bola foi no cantinho de Luys Felipe e entrou.

Nos minutos finais, o Goiás partiu para cima em busca do empate, mas Fintelman estava lá para defender os chutes ou tirar os cruzamentos de soco.

No último minuto, o Vasco deu um banho de água fria no torcedor goiano. Vanderley se atrapalhou na saída e deixou a bola nos pés de Arthur, que finalizou bonito, sem chances para Luys Felipe.

Final de jogo, 4 a 2 e Vasco classificado nas quartas de final da Copa São Paulo de Juniores.

Campanha

Na primeira fase da Copa São Paulo, o Vasco avançou na liderança do Grupo 19, com duas vitórias e um empate: 5 a 1 sobre o Carajás, do Pará, 3 a 0 contra a Itapirense e 1 a 1 sobre a Jacuipense, da Bahia. Na segunda fase, a equipe carioca venceu o Naútico por 1 a 0 e avançou para a terceira fase, quando bateu a Itapirense, também por 1 a 0.

+ INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

O torneio

Além de Goiás e Vasco, participaram da primeira fase 125 times divididos em 32, que jogam entre si, dentro do grupo em turno único. Os critérios de desempate são, pela ordem, maior número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols marcados, menor número de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos, confronto direto quando o empate for de apenas dois times, e, por fim, sorteio público na sede da Federação Paulista de Futebol.

A partir da segunda fase da competição, os 64 classificados passam a se enfrentar em eliminatória simples até a final, marcada para o dia 25 de janeiro, data do aniversário da capital paulista, no estádio do Pacaembu. O Corinthians é o maior vencedor da Copa São Paulo de Futebol Júnior com dez taças. O Fluminense, com cinco, é o segundo que tem mais taças, mas não leva o campeonato desde 1989. O atual campeão São Paulo é o terceiro maior vencedor com quatro canecos.

Mais em Futebol