Siga o OTD

Futebol

China bate Brasil nos pênaltis e fatura Torneio Internacional

Seleção Brasileira fez seu pior jogo sob comando de Pia e fica com o vice-campeonato

Brasil x China
(Foto: Daniela Porcelli/CBF)

A China é campeã do Torneio Internacional de futebol feminino. Depois de um jogo morno na manhã deste domingo, que terminou empatado em 0 a 0, o título foi decidido nas penalidades máximas e as anfitriãs levaram a melhor por 4 a 2 nas cobranças.

Na rodada de estreia da competição, a Seleção Brasileira goleou o Canadá por 4 a 0, e carimbou a vaga na final. Na outra chave, as chinesas venceram a Nova Zelândia por 2 a 0.

Sob o comando da técnica Pia Sundhage, a equipe brasileira soma quatro vitórias e agora dois empates, com 14 gols marcados. 

Depois do jogo, a brasileira Bia Zaneratto recebeu o prêmio de artilheira da competição, com dois gols, e a goleira Bárbara foi eleita a melhor arqueira do torneio.

O Brasil disputou pela segunda vez o título do Torneio Internacional da China. Em 2017, a Seleção foi campeã ao vencer o México e a Coreia do Sul, e empatar com a China. Na edição, o formato da competição era disputado em pontos corridos, enquanto atualmente, a organização adota o sistema de semifinal e final. 

O jogo

O Brasil começou o jogo sofrendo com a marcação dura e alta imposta pela China e mal conseguia passar da linha de meio-campo. Apesar de ficar mais com a bola, as anfitriãs também não levavam muito perigo ao gol de Bárbara.

Aos pouco, a Seleção foi se encontrando em campo e equilibrou a partida. A equipe apostava principalmente nos lançamentos para Debinha e Ludmilla no campo de ataque e chegou a assustar a zaga chinesa.

Mesmo assim, o primeiro tempo foi bastante truncado e morno, sem muitas chances para ambos os lados, e terminou com o placar inalterado.

A segunda etapa seguiu o roteiro da primeira. O Brasil continuou tendo muitas dificuldades e nem finalizou nos primeiros 30 minutos. A China levava um pouco mais de perigo, mas não assustava tanto também. A partida era bastante morta e as goleiras praticamente não trabalharam.

A Seleção do Brasil teve sua melhor chance em uma bola parada aos 45 minutos do segundo tempo, mas Andressinha mandou para fora e o título seria decidido nas penalidades máximas.

Nas cobranças, a China foi perfeita, enquanto o Brasil só converteu duas. Tamires abriu as cobranças e mandou na trave, com o azar de a bola ainda pegar nas costas da goleira e sair. Aline Milene e Raquel converteram, mas Andressinha acabou mandando para fora e consagrou as anfitriãs campeãs.

AO VIVO: BRASIL X CHINA – FINAL DO TORNEIO INTERNACIONAL DE FUTEBOL FEMININO

Mais em Futebol