Siga o OTD

Futebol

De volta à Seleção, Maria Alves e Giovanna falam da carreira

Companheiras nas divisões de base da Seleção, Maria e Giovanna vivem momentos semelhantes na carreira atuando no futebol europeu

Créditos: Daniela Porcelli/CBF

Estar de volta à Seleção Feminina é um sentimento especial. Na segunda convocação da técnica Pia Sundhage, duas novidades apareceram na lista, a defensora Giovanna e a meio-campista Maria Alves. As duas compõe a lista de 23 jogadoras que se preparam para os dois jogos amistosos do Brasil na Europa, diante da Inglaterra e da Polônia.

Tanto Maria quanto Giovanna não figuravam entre as convocadas há alguns anos. A última vez que Maria esteve na Seleção foi durante o Torneio de Futebol Feminino da China, em outubro de 2017. De volta à equipe principal, as duas reencontram algumas companheiras das divisões de base, como Bia Zaneratto, Andressa Alves, Letícia e Giovanna.

– Depois de muito tempo, estamos tendo a oportunidade de se reencontrar várias companheiras da base. Acho que isso é o mais importante, mostra que o trabalho que foi feito antes está sendo reconhecido. Eu fico feliz de estar revendo essas companheiras e poder jogarmos juntas novamente – conta Maria.

Giovanna compartilha do mesmo entusiasmo de estar de volta à equipe principal. Ao longo da carreira, a defensora só havia sido convocada uma vez, em 2013, para treinos na Granja Comary. Reencontrar parte da equipe das divisões de base deixa a defensora “até mais calma”, como revela.

– Pra mim eu fico mais calma, porque a gente já jogou juntas, nos conhecemos dentro de campo. Estou muito feliz de estar aqui, voltar à Seleção depois de muito tempo, espero que dê tudo certo – destaca Giovanna.

Além de estarem de volta à Seleção, as duas compartilham um outro momento semelhante na carreira, neste ano estão atuando em novos clubes na Europa. Há um mês Maria foi apresentada como nova jogadora da Juventus, da Itália. A meia é a primeira brasileira a atuar no clube.

– Tem sido um pouco difícil esse começo por conta da adaptação, mas eu fui bem acolhida. Estou me sentindo em casa e feliz também de estar fazendo história no clube, como a primeira brasileira a jogar lá. Estou bem tranquila e confiante – ressalta a meio-campista.

Depois de passar pelo futebol brasileiro, italiano e chinês, Giovanna está em sua primeira temporada na Noruega. De casa nova, a defensora  espera que a boa fase no futebol local seja determinante para a permanência na Seleção.

– Foi uma surpresa, eu tinha um jogo e a minha treinadora disse que talvez eu seria convocada. Eu fiquei meio supresa e apreensiva, mas muito feliz porque faz seis anos que não sou convocada para a Seleção. Eu estou confiante porque no clube está dando tudo certo, estamos com seis vitórias seguidas, espero que assim como tudo está dando certo lá, dê aqui também – conta Giovanna.

O Brasil enfrenta a Seleção da Inglaterra no dia 5 de outubro, às 8h45 (Horário de Brasília) no Estádio Riverside, em Middlesbrough (ING). O duelo com a Polônia será no dia 8, às 15h15, na Suzuki Arena, em Kielce (POL).

Mais em Futebol