Siga o OTD

Futebol

Emily Lima diz adeus em rede social e deixa o comando do Santos

Após eliminação nos pênaltis no Brasileirão, Emily Lima não é mais a treinadora das Sereias da Vila; entenda a situação

Emily Lima, treinadora de futebol feminino
Pedro Ernesto Guerra Azevedo/ Santos FC

Emily Lima não é mais a treinadora da equipe feminina do Santos. Na noite da última terça-feira (03), logo após a eliminação para a Ferroviária pelo Campeonato Brasileiro, ela utilizou sua conta no Instagram para confirmar a saída do clube e agradecer o apoio da torcida santista. A derrota nos pênaltis não foi o principal motivo para a definição da situação. Entenda!

Aos 38 anos de idade, Emily Lima já tem um histórico vencedor exercendo a função de técnica. Em 2016, aceitou o convite da Confederação Brasileira de Futebol para comandar a Seleção Feminina. Além disso, foi a primeira a mulher a ocupar o cargo. No ano seguinte, por conta de divergências com os mandatários da entidade, foi demitida ainda no início da preparação para a Copa do Mundo da França.

Os problemas com a CBF prosseguiram, mas de maneira diferente. Desde que estava vinculada ao Santos, Emily sugeriu em diversas oportunidades que havia uma espécie de perseguição, uma vez que as atletas do Peixe não eram convocadas mesmo atuando em alto nível. O pedido de demissão era especulado há algumas semanas. A expectativa era de que o contrato fosse rompido apenas no final da temporada, algo que não aconteceu.

Em julho, antes de partida contra o Iranduba, as Sereias da Vila enfrentaram contratempos com a logística da viagem. Durante a locomoção para o Norte do país, o clube faria escala em Brasília. O hotel escolhido pela organização, no entanto, não teria como disponibilizar quartos para as jogadoras e comissão técnica. Na ocasião, Emily Lima publicou vídeos mostrando o ocorrido, além de manifestar toda a insatisfação e detonar a CBF. Por conta do elenco masculino, o Santos vivia relação conturbada com a própria instituição à época, o que resultou em irritação da diretoria santista.

Emily Lima encerra a sua passagem com números excelentes em 2019. Ao todo, foram 32 partidas, com 24 vitórias, três empates e somente cinco derrotas. Considerando o retrospecto completo, faturou o título do Campeonato Paulista e ficou com o vice na Libertadores, ambos no ano passado. O Santos ainda não se pronunciou oficialmente.

Confira na íntegra a despedida de Emily:

“Chegou ao fim na noite desta terça-feira a minha passagem pelo Santos FC. Foram quase dois anos de grande aprendizado profissional e, principalmente, pessoal. Deixo o clube de cabeça erguida sabendo que fiz tudo o que estava em meu alcance para proporcionar a essas guerreiras a possibilidade de colocar em campo o sonho de serem jogadoras no país do futebol. Cada noite de sono mal dormida, folga planejando o jogo seguinte, tempo longe da minha família valeram a pena em cada “obrigado” que recebi dessas garotas espetaculares. Tenho de destacar, também, torcida santista que sempre fez questão de nos apoiar e esteve ao nosso lado durante esta caminhada.

Infelizmente as coisas não saíram como o planejado, foram muitos percalços durante todo esse período, mas tenho certeza de que fiz tudo possível para alcançar nossos objetivos.

Estarei na torcida por vocês. Obrigado, meninas. Obrigado, Santos FC.

Agora é hora de tirar do papel projetos que, tenho certeza, vão agregar muito para mim e muitas outras mulheres que compartilham do mesmo sonho que tive quando dei meus primeiros chutes em uma bola. Muita coisa boa está por vir!”

Mais em Futebol