Siga o OTD

Futebol

Pia Sundhage é apresentada como treinadora do Brasil

Lucas Figueiredo/CBF

A sueca Pia Sundhage foi apresentada nesta terça-feira (30) como a treinadora da Seleção Feminina. Ela tem um extenso currículo, que inclui dois ouros e uma prata olímpica, e está animada com a oportunidade de treinar o Brasil.

“O maior desafio é: a Seleção Brasileira precisa mudar, mas eu não acho que tem que ser muito radical, porque se não perderemos a confiança. O Brasil jogou bem na Copa do Mundo. Também não pode ser uma mudança pequena. Chego aqui com uma experiência diferente para balancear essa transformação. É claro que já estudei muito os jogos e preciso ser muito respeitosa a respeito das forças da equipe e modificar os pontos fracos”, afirmou Pia.

A sueca defendeu o desenvolvimento das categorias de base do futebol feminino. “Estou aqui há dois dias e é importante que você priorize certas coisas. Meu primeiro passo é entender como as coisas funcionam. Eu trabalhei com jogadoras de 16 e 17 por um ano e meio, eu sei o que é necessário para o desenvolvimento. Se você quiser que a Seleção jogue um futebol de excelência, você precisa do sub-20 e sub-17 jogando muito bem também”, disse.

Pia Sundhage é a primeira estrangeira a treinar a Seleção Brasileira, mas a experiência não é nova. Ela também foi a primeira a treinar os Estados Unidos e se mostra tranquila quanto à pressão.”Eu amo futebol, amo desafios, se não eu não me colocaria à disposição desse trabalho maravilhoso. Não sou especialista em responder perguntas, mas meu coração futebolístico será o bastante para fazer essa equipe brilhar ao máximo. Nunca estou sozinha e uma equipe de outros técnicos será importante para mim.”

Mais em Futebol