Siga o OTD

Futebol

Vídeo: Top 10 maiores golaços da Marta

Veja os gols mais bonitos e saiba mais sobre a carreira da jogadora eleita seis vezes melhor do mundo

A Copa do Mundo de futebol feminino de 2019 já está sendo tratada como divisor de águas para a modalidade. Só no Brasil, mais de 108 milhões de pessoas foram impactadas pelo torneio, segundo dados do Kantar Ibope. Neste domingo (7), dia que ficará marcado como encerramento da Copa da visibilidade, também é dia de recordar os feitos da jogadora seis vezes eleita a melhor do mundo. Fizemos uma lista com os 10 golaços de Marta.

O vídeo marca o início da parceria do Olimpíada Todo Dia com o canal Kenjiria, apresentado por Lukas Kenji, e que é focado em esportes olímpicos.

A data de estreia não poderia ser mais especial. Foi na França que Marta tornou-se a maior artilheira de todas as Copas, sejam elas masculinas ou femininas. A alagoana de Dois Riachos balançou as redes 17 vezes e alguns desses gols fazem parte da nossa lista.

A atacante do Orlando Pride também é a artilheira máxima da Seleção Brasileira. Com 112 gols, ultrapassou até Pelé, que detém 95 tentos.  Já os números totais da carreira de Marta não podem ser descritos com precisão devido à falta de registros do futebol feminino, especialmente no Brasil. A estimativa é de que a jogadora de 33 anos tenha atuado em cerca de 500 jogos, e marcado 390 gols.

O fato é que Marta vestiu a camisa de 11 clubes, sendo quatro no Brasil: CSA, Vasco, Santa Cruz (MG) e Santos. Mas o período de maior sucesso foi no Umeå IK. No time sueco, fez 111 gols em 103 jogos. Lá, sagrou-se bicampeã da Champions League, em 2003 e 2004.

A rainha do futebol também conquistou títulos relevantes em outros clubes. Foi bicampeã da liga norte-americana por Gold Pride (2010) e Western New York Flash (2011), além de campeã da Copa Libertadores pelo Santos, em 2009.

Com a camisa da seleção, faturou medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo (2003) e Rio de Janeiro (2007). Também foi tricampeã da Copa América (2003, 2010 e 2018) e colocou no peito duas medalhas de prata olímpicas, referentes a Atenas (2004) e Pequim (2008).

Fora do âmbito esportivo, Marta também conquistou relevância. Foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade do Programa de Desenvolvimento da ONU, em 2010. Recentemente, a entidade também selecionou a atleta para outro posto. Tornou-se Embaixadora da ONU Mulheres, com o título de Embaixadora dos Direitos das Mulheres e Meninas no Esporte.

É por essas e outras conquistas que Marta é reconhecida como a maior jogadora de futebol de todos os tempos.

Mais em Futebol