Siga o OTD

Futebol

Com Marta histórica, Brasil derrota Itália na Copa do Mundo

Marta faz de pênalti e Brasil está nas oitavas da Copa do Mundo. Adversário no mata-mata está entre França e Alemanha.

Rener Pinheiro / MoWA Press

O Brasil enfrentou e derrotou a Itália, por 1 a 0, pela Copa do Mundo de futebol feminino nesta terça-feira (18). A partida, na cidade de Valenciennes, foi válida pela terceira e última rodada da fase de classificação do torneio. Marta cobrou o pênalti marcado sobre Debinha e definiu o placar.

A partida contra a Itália ainda foi marcante para a atacante Marta. Com o gol marcado, ela passa a ser isoladamente a maior artilheira de todas as copas, entre homens e mulheres, com 17 gols marcados.

O adversário no mata-mata está entre França e Alemanha e deve ser definido apenas na quinta-feira.

Com a vitória da Austrália por 4 a 1 em cima da Jamaica no outro duelo da terceira rodada, o Grupo C terminou com o empate triplo entre Brasil, Itália e Austrália. As três seleções acumularam seis pontos. Em desvantagem nos critérios de desempate, a Seleção Brasileira avançou como uma das quatro melhores terceiras colocadas.

A campanha do Brasil na Copa do Mundo de futebol feminino tem uma vitória por 3 a 0 sobre a Jamaica, na estreia, e derrota de virada por 3 a 2 para a Austrália.

O jogo

Em ritmo intenso, a Seleção Brasileira tentou controlar as ações. Com as linhas avançadas, o Brasil chegou a pressionar a saída de bola e sondar a área das adversárias, mas foi a Itália que criou primeira grande chance. Aos quatro minutos, Bárbara se esticou toda e espalmou o chute rasteiro de Bonansea. A Seleção manteve a postura ofensiva e emplacou uma blitz com uma sequência de quatro escanteios consecutivos aos 16 minutos.

Na primeira cobrança de Marta, Debinha antecipou a marcação, emendou de letra e por pouco não surpreendeu a goleira Giuliani, que pegou no susto. Na segunda tentativa, Marta cobrou fechado e quase anotou um gol olímpico. Aos 39 minutos, Bárbara levou a melhor novamente para cima da atacante Bonansea e parou o contra-ataque italiano.

A Seleção Brasileira voltou pressionando as italianas. Logo aos seis minutos, Andressinha ficou muito perto de abrir o marcador em cobrança de falta, mas a bola explodiu no travessão. Aos 10, Kethellen subiu mais alto que as adversárias e, de cabeça, assustou a goleira Giuliani, que viu a bola tirar tinta da trave.

Com maior volume de jogo, o Brasil continuou em cima e chegou ao gol da vitória aos 28 minutos. Após Debinha ser derrubada na área, Marta mostrou categoria para definir a partida e entrar para a história dos Mundiais ao alcançar a marca de 17 gols na competição.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Futebol