Siga o OTD

Futebol

Brasileiro Sub-17: Corinthians, Galo e Athletico-PR avançam

Na última rodada da fase de grupos, Timão, Galo e Furacão se garantem nas quartas de final e se juntam a Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Flamengo e Fluminense

Rodrigo Gazzanel/Corinthians

A fase de grupos do Brasileiro Sub-17 se encerrou na tarde desta quarta-feira (12). Iniciados às 15h (horário de Brasília), dez jogos movimentaram a nona rodada da competição que definiu os últimos classificados. Com os resultados, Corinthians-SP, Atlético-MG e Athletico Paranaense carimbaram vaga nas quartas de final e seguem firmes na disputa pelo título junto com Palmeiras-SP, São Paulo-SP, Grêmio-RS, Flamengo-RJ e Fluminense-RJ.

Conforme descrito no Art. 9º do Regulamento Específico da Competição, o chaveamento da próxima fase já está definido. Os primeiros colocados enfrentam os quartos colocados do outro grupo e, consequentemente, os segundos colocados encaram os terceiros. Os líderes de cada grupo serão os mandantes das partidas de volta.

Dessa maneira, os duelos de ida das quartas de final serão: São Paulo x Palmeiras; Athletico x Flamengo; Corinthians x Fluminense; Atlético-MG x Grêmio

Veja como foram os jogos desta quarta-feira (12):

GRUPO A

Palmeiras 2 x 0 Coritiba

No Nicolau Alayon, em São Paulo, o Palmeiras fez mais uma vítima. Líder isolado, o Verdão manteve a invencibilidade e alcançou a oitava vitória na competição ao bater o Coritiba por 2 a 0. O primeiro gol foi marcado logo aos sete minutos de jogo com Jonathan. No segundo tempo, o time paulista sacramentou o triunfo com Vinícius. Precisando da vitória para continuar com chances de classificação, o Coxa encerrou a participação no campeonato nacional.

Fluminense 3 x 1 Santos

Vice-líder, o Fluminense também fechou a primeira fase com vitória. Na Laranjeiras, no Rio de Janeiro, o Tricolor emplacou uma blitz para cima do Santos no início da partida e, em quinze minutos, fez 2 a 0. Kayky abriu o placar e Kaka ampliou para os donos da casa. Na etapa final, o Peixe descontou com Fernando Paiva, mas o Flu evitou a reação com gol de João Neto. Fim de jogo: 3 a 1.

Athletico 2 x 2 Atlético-MG

As últimas duas vagas do grupo foram preenchidas por Atlético-MG e Athletico Paranaense. Na Arena da Baixada, as equipes avançaram com o empate em 2 a 2. O Furacão saiu na frente aos 34 minutos do primeiro tempo com João Pedro. Antes do intervalo, o Galo empatou com Wender. Na etapa final, o time mineiro virou com Pabllo aos 31 minutos, mas o time paranaense reagiu e deixou tudo igual com Gabriel Moraes.

Cruzeiro 3 x 2 Vasco

Precisando de vitória para avançar, o Vasco acabou fora da disputa ao ser superado pelo Cruzeiro em Nova Lima (MG). No Castor Cifuentes, a Raposa venceu por 3 a 2 e frustou os planos dos cariocas, que se despediram na quinta colocação com 12 pontos.

Ponte Preta 0 x 0 Sport

No Leonardo Barbieri, em Águas de Lindóia (SP), Ponte Preta e Sport ficaram no empate sem gols. Apenas cumprindo tabela, as equipes se enfrentaram e não balançaram as redes. Com o empate, a Ponte terminou a fase de grupos na lanterna com apenas três pontos. Já o rubro-negro pernambucano terminou na sétima posição com 10 pontos.

GRUPO B

Flamengo 3 x 0 Chapecoense

Apesar de um Flamengo pressionando desde o primeiro minuto de jogo, o zero permaneceu no placar do primeiro tempo na Gávea, no Rio de Janeiro. Mas a etapa final foi diferente. Na casa dos nove minutos, Weverton foi lá em cima e, de cabeça, abriu o placar. Depois, aos 17, teve repeteco do lance: Weverton subiu novamente e, em outra testada, fez o segundo dos rubro-negros. Mais tarde, na marca dos 30, Igor Lemos marcou o terceiro do Fla e deu números finais ao duelo.

Com o resultado, o Flamengo termina a primeira fase na segunda colocação do Grupo B, com 18 pontos. Já a Chapecoense encerrou sua participação no torneio, ficando em oitavo lugar, com oito pontos.

Internacional 1 x 1 Botafogo

Inter e Botafogo passaram em branco na primeira etapa na Morada dos Quero-Queros, em Alvorada (RS). O segundo tempo, por outro lado, foi mais animado. O Alvinegro abriu o placar aos 13 minutos, com Laion aproveitando falha do goleiro Lucas. O Colorado teve chance de empatar aos 20 minutos, mas o goleiro Gabriel pegou a cobrança de pênalti de Bruno Praxedes e manteve os cariocas em vantagem. Mas, como diz o velho jargão no futebol, “o jogo só termina quando acaba…” no último minuto do embate, aos 48, João Tavares empatou para o Inter. Fim de papo.

Com o resultado, o Colorado finaliza sua participação no Brasileirão Sub-17 na sétima posição do Grupo A, com onze pontos. É o mesmo número do Alvinegro, que terminou em sexto e também não conseguiu avançar de fase.

Bahia 2 x 3 Grêmio

O Grêmio largou em vantagem no Antônio Carneiro, em Alagoinhas (BA). Logo aos seis minutos, o Tricolor Gaúcho abriu o placar com Lucas Alves. Na volta do intervalo, de novo aos seis minutos, Pedro Lucas ampliou para o Grêmio. Mais tarde, aos 35 minutos, o Imortal fez o terceiro, com Luis Eduardo. O Bahia até ensaiou uma reação, marcando aos 40 e 42 minutos, com Felipe Fonseca e João Pedro, respectivamente. Mas não havia mais tempo de igualar.

O resultado manteve o Grêmio líder absoluto do Grupo A, terminando com 23 pontos. Já o Tricolor da Boa Terra ficou em último, com apenas um ponto.

Corinthians 1 x 0 Vitória

As emoções de Corinthians e Vitória, no Parque São Jorge, em São Paulo, ficaram todas para os últimos minutos do duelo. Isso porque o Timão, aos 48 minutos da etapa derradeira, fez o gol da redenção, com Rodrigo Varanda, que entrou driblando na área rubro-negra e estufou as redes. O Vitória até chegou a empatar, no lance seguinte, mas a arbitragem assinalou o impedimento. No fim, triunfo e classificação corintiana.

O triunfo garantiu ao Corinthians a terceira colocação do Grupo A, com 17 pontos. Já o Rubro-Negro de Salvador encerrou sua participação na penúltima posição, com cinco pontos.

América-MG 3 x 2 São Paulo

Na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG), o Coelho foi quem pulou na frente. Na marca dos 17 minutos, Matheus Felipe fez o primeiro, de pênalti. O São Paulo chegou ao empate aos 31 minutos, nos pés de Cachoreira. Mas, Carlos Alberto, aos 37 e 44 minutos, fez mais dois para o América-MG. No último minuto, João Adriano arriscou de fora e marcou o segundo do São Paulo. Mas não havia tempo para mais nada.

Com resultado, o Tricolor Paulista avança em quarto colocado no Grupo A, com 15 pontos. O Coelho, que não conseguiu se classificar, terminou em quinto, com 13 pontos.

Mais em Futebol