Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Cristian Ribera conquista ouro na Copa do Mundo de Toblach

Cristian Ribera leva medalha de ouro na prova sprint sitting da Copa do Mundo de esqui cross-country em Toblach

Cristian Ribera em ação na Copa do Mundo de esqui cross-country paralímpico; medalha de ouro
(Foto: Ale Cabral/CPB)

O brasileiro Cristian Ribera conquistou a medalha de ouro na prova de sprint 1km da Copa do Mundo de esqui cross-country paralímpico, em Toblach, na Itália, neste sábado (27). Ele marcou 2min52s51 para ficar com o título na categoria sitting. Outros seis brasileiros participaram da competição.

“Me senti muito bem desde a classificatória, gostei muito do meu tempo. Na semifinal consegui controlar bem a prova e na final, força total pra conseguir esse ouro tão esperado, treinei muito e estou muito feliz com o resultado”, disse Cristian Ribera, que tem 21 anos de idade.

Cristian foi o líder da qualificatória e também venceu sua bateria semifinal em Toblach. Já na final, marcou 2min52s51 no trajeto de 1km para levar a medalha de ouro. O italiano Romele Giuseppe levou a prata com 2min45s72, enquanto o ucraniano Bal Pavlo foi bronze com 2min54s72.

Natural de Cerejeiras, em Rondônia, Cristian Ribera nasceu com artrogripose – doença congênita das articulações das extremidades. Em busca de tratamento, mudou-se para São Paulo ainda na infância. Ele já disputou os Jogos Paralímpicos de Inverno em PyeongChang-2018 e em Pequim-2022.

Cristian tem duas medalhas mundiais na prova de sprint, uma prata e um bronze, obtidos nos dois últimos anos. Além do esqui cross-country, Cristian também compete no atletismo. Ele, aliás, participou dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023, onde conquistou quatro medalhas na classe T54.

Outros brasileiros

Ainda na prova de sprint sitting, Guilherme Rocha ficou na nona colocação. Robelson Lula foi o 14º, enquanto Wesley dos Santos ficou em 15º lugar. Kauê Morais, estreante em Copas do Mundo de esqui cross-country paralímpico, terminou na 32ª colocação.

Além disso, Elena Souza foi a nona colocada no sitting feminino, e Wellington Silva foi o 12º no standing masculino. Ainda na Copa do Mundo de Toblach, os atletas do Brasil irão competir no domingo (28), nas provas distance 10km estilo livre.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia