Os atletas da seleção brasileira de esqui cross-country estão nesta semana na Alemanha para a disputa da etapa de Seefeld da FESA Cup, o circuito europeu da modalidade. Nesta sexta-feira (9), aconteceu a disputa do sprint. O melhor resultado veio com Bruna Moura que terminou a prova feminina na 46ª colocação. Jaqueline Mourão ficou no 53º lugar, enquanto Manex Silva foi o 58º no masculino.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O sprint em Seefeld foi disputado em um percurso de 1,3km, com os atletas utilizando a técnica clássica. Bruna Moura fez uma boa prova, completando a distância em 3min47s40, ficando a menas de 30 segundos da alemã Theresa Fuerstenberg que foi a mais rápida com um tempo de 3min18s83. Bruna terminou a prova na 46ª colocação e conseguiu 252.08 pontos FIS (o índice técnico da modalidade, usado para definir a classificação aos Jogos Olímpicos de Inverno). Jaqueline Mourão também disputou a prova em Seefeld. A veterana ficou no 53º lugar com um tempo de 4min03s59. Com o desempenho, Jaque conquistou 349.79 pontos FIS.
Na prova masculina, Manex Silva teve um desempenho fraco na comparação com seus melhores desempenhos no sprint nesta temporada. Ele completou os 1,3km em 4muin32s70, conseguindo 273.68 pontos FIS. Essa foi a primeira vez que Manex ficou acima dos 200 pontos em provas de sprint na temporada.
Briga por vaga olímpica
Falta menos de 10 dias para o fechamento da janela de classificação para os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026. Manex Silva deve ser o representante do Brasil no masculino, enquanto Bruna e Jaqueline brigam pela segunda vaga do país no feminino (a primeira já está confirmada para Eduarda Ribera).
Para a definição da vaga, a CBDN criou um ranking considerando os três melhores resultados de cada atleta que tem o índice B para a Olimpíada no sprint clássico e no distance em estilo livre. O resultado desta sexta entrou como o terceiro melhor sprint tanto de Bruna, quanto de Jaqueline Mourão. Com resultados melhores no sprint, Bruna Moura no momento levaria a vaga com uma média de 217,48 pontos nas suas seis provas que estão contando no ranking da CBDN. Jaque tem 238,96, mas poderia ultrapassar Bruna se conseguir uma média abaixo dos 150 pontos nas provas de distance, já que ficaria com o índice A da modalidade. O ranking oficial da CBDN deve ser divulgado no dia 19 de janeiro, após o fechamento da janela de classificação.
Você deve estar logado para postar uma comentário Login