Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil em 7º no revezamento do Mundial de esqui cross-country

Equipe brasileira fica em sétimo lugar no revezamento misto do Mundial de esqui cross-country paralímpico

Cristian Ribera Para esqui cross-country paralímpico Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022 Mundial
Cristian Ribera em ação (Foto: Ale Cabral/CPB)

O Brasil ficou em sétimo lugar no revezamento misto 4×2,5km do Mundial de esqui cross-country paralímpico, em Ostersund, da Suécia, neste domingo (29). A equipe formada por Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Rocha e Wesley dos Santos, marcou 38min31 e ficou 8:39.0 atrás dos Estados Unidos, que venceu com 29min52s0. Assim, o Brasil encerra sua participação na competição com quatro medalhas.

+ Nathalie Moellhausen conquista medalha de ouro no Grand Prix de Espada

A prova do revezamento misto do Mundial abrange atletas com diferentes deficiências. No Brasil, somente atletas da categoria sitting integraram a equipe, competindo também com atletas da categoria standing. Por isso, o país não brigou pelas primeiras posições, mesmo tendo dois medalhistas mundiais no planetel – Cristian Ribera e Aline Rocha. Assim, ficou em sétimo lugar entre as sete equipes participantes.

Os Estados Unidos, com a equipe formada por Aaron Pike, Danielle Aravich, Kendall Gretsch e Jake Adicoff, conquistou a medalha de ouro com o tempo de 29min52s0. A Ucrânia, com Pavlo Bal, Bohdana Konashuk, Taras Rad e Liudmyla Liashenko, ficou em segundo, com 4.5 de diferença. A Alemanha, com Anja Wicker, Steffen Lehmker, Alexander Ehler e Leonie Maria Walter, fechou o pódio, com 15 segundos atrás dos vencedores.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Esta foi a última prova do Mundial de esqui cross-country paralímpico. Foi uma participação histórica para o Brasil, que faturou quatro medalhas. Foram três com Aline Rocha, incluindo um ouro no sprint 1km – primeira sul-americana a ser campeã mundial em um esporte na neve – e dois bronzes, nos 18km e na middle distance 10km, e um bronze com Cristian Ribera no sprint 1km.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia