Siga o OTD

Esgrima

Equipe de florete masculino conquista prata no Pan-Americano

Equipe do florete masculino conquista prata no Pan-Americano
Alaor Filho/AGIF/COB

Brasil conquista primeira medalha no Campeonato Pan-Americano de Esgrima em Havana, Cuba.

No segundo dia da competição por equipes do Campeonato Pan-Americano de Esgrima em Havana, Cuba, foi a vez dos brasileiros representantes do florete masculino e da espada feminina entrarem em pista. Pela primeira vez na competição, o Brasil subiu ao pódio ao conquistar a medalha de prata com a equipe masculina. A equipe feminina ficou com o 4º lugar geral.

Guilherme Toldo, Henrique Marques, Heitor Shimbo e Marco Xavier começaram as disputas contra Cuba, vencendo por 45 a 24. Em seguida, os brasileiros enfrentaram a equipe da Argentina, vencendo pelo mesmo placar, de 45 a 24. Para chegar à final, a vitória foi diante dos atletas de Porto Rico, por 45 a 33. Na decisão, contra os Estados Unidos, o Brasil foi derrotado por 45 a 14 e terminou a competição com a medalha de prata.

Já na espada feminina, Amanda Netto Simeão, Clarisse Menezes, Naira Sathiyo Ferreira e Nathalie Moellhausen iniciaram as lutas vencendo a equipe da República Dominicana, por 45 a 22. O segundo adversário das mulheres foi o mesmo que dos homens: a Argentina. Contra os hermanos, mais uma vitória brasileira, por 45 a 34.

Na semifinal, porém, o Brasil foi derrotado pelo Canadá, pelo placar apertado de 45 a 44. Enfim, na disputa pela medalha de bronze, as brasileiras sofreram outra derrota para Cuba, encerrando o torneio na 4ª colocação – confira aqui os resultados completos.

Esta quarta-feira (19) é o último dia de provas do Pan-Americano – relembre aqui os resultados dos brasileiros. Os representantes brasileiros serão Enrico Pezzi, Enzo Bergamo, Henrique Garrigós e William Zeytounlian no sabre masculino; e Ana Beatriz Di Rienzo Bulcão, Ana Luiza Toldo, Gabriela Cecchini e Mariana Pistoia no florete feminino.

Mais em Esgrima