8 5
Siga o OTD

Esgrima

Brasil é quarto nas equipes na Copa do Mundo Júnior de Almaty

Brasil perde para Uzbequistão e termina na quarta posição na disputa por equipes na Copa do Mundo Júnior de Sabre em Almaty

Brasil Érico Patto Dylan Ikuno Fellipe Bento Copa do Mundo Júnior de Almaty Foto: CBE
(Foto: CBE)

O Brasil entrou na pista nesta madrugada de domingo (16) no torneio por equipes da Copa do Mundo Júnior de Sabre em Almaty, no Cazaquistão, e terminou na quarta posição geral. O time contou com Dylan Ikuno, top-15 nas disputas individuais, além de Érico Patto e Fellipe Bento.

A equipe brasileira começou campanha nas quartas de final, enfrentando a Índia. Érico Patto abriu o confronto contra Aravindhan Parameshwaran e conseguiu fazer 5 a 3. Em seguida, Fellipe Bento foi pressionado por Mexi Thokchom, que conseguiu virada com 7 pontos anotados. Dylan Ikuno diminuiu distância contra Tejbanta Sharma Shrimayum, deixando placar em 14 a 15. Depois, Fellipe Bento conseguiu nova virada com 6 a 3 no marcador e desse modo o Brasil passou a dominar restante dos jogos. O placar final foi de 45 a 35 e vaga nas semifinais. 

Na disputa pelo pódio, os brasileiros encontraram os uzbeques, que foram Bye na primeira rodada. Érico Patto começou disputa com jogo duro contra Alpamis Urakboev, que fez 5 a 0 contra o brasileiro. Em seguida, Sardor Abdukarimbekov seguiu com grande volume, fazendo 5 a 1. Dylan Ikuno teve disputa mais equilibrada contra Shannazar Abulov, mas também levou revés com 5 a 3. Os uzbeques seguiram com eficiência maior, o que resultou em 45 a 21 para os anfitriões, deixando os brasileiros com a quarta posição geral.

O time do Cazaquistão acabou o torneio por equipes com o ouro, após baterem o Uzbequistão na decisão por 45 a 28. O bronze ficou com a Turquia, que caiu para os anfitriões por 45 a 38, acima do resultado brasileiro, e assim terminando com a terceira posição.

Na disputa pelo bronze, contra a Turquia, os brasileiros lutaram, mas tiveram dificuldade nos jogos. Érico Patto iniciou a disputa, mas acabou levando 5 a 3 contra Enes Talha Kalender, depois Fellipe Bento enfrentou Furkan Yaman, mas teve 5 a 0 e o Brasil não conseguiu mais alcançar os turcos. Desse modo, o time ficou com o quarto lugar com placar final de 45 a 20.

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 a distância e Paris-2024 in loco pelo Olimpíada Todo Dia; hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Esgrima