Siga o OTD

Esgrima

Stella Santos beira o top-20 no sabre do Mundial Cadete

Brasileira venceu quatro jogos nas poules e um no mata-mata antes de cair para a campeã do torneio

Stella Santos em duelo contra húngara no Mundial Júnior e Cadete de esgrima
(Foto: FIE)

Stella Santos conseguiu o melhor resultado individual do Brasil no Mundial Júnior e Cadete de esgrima, disputado em Riad, na Arábia Saudita. Ela ficou em 21º lugar no sabre feminino cadete, após perder perder no quadro de 32 para a húngara Dorottya Csonka, que viria a conquistar o título, nesta sexta-feira (19), penúltimo dia de disputas da competição.

A começar pela fase inicial, Stella Santos venceu quatro jogos e perdeu dois nas poules. Assim, ela teve a 29ª melhor campanha entre as 89 atletas participantes. Stella ficou de bye na primeira rodada do mata-mata e venceu a ucraniana Viktoriia Korothenko por 15 a 11 no quadro de 64. No quadro de 32, ela perdeu para Dorottya Csonka por 15 a 13. A húngara venceu mais quatro jogos e foi campeã do torneio.

Dessa forma, Stella ficou na 21ª posição da classificação geral. Outras duas brasileiras competiram na disputa do sabre cadete feminino. Carolina Szász venceu duas atletas nas poules e perdeu para a azeri Valentina Zeinalova, por 15 a 10, no quadro de 128, ficando em 65º. Já Ana Beatriz Fraga foi derroada nos seis jogos das poules e terminou na 79ª colocação geral.

Outros brasileiros

Entre os homens, Marcus Pinto, Arthur Wolff e José Santos pararam nas poules, cada um com uma vitória e cinco derrotas cada. Eles terminaram na 90ª, 94ª e 99ª colocações, respectivamente. Ao todo, 110 atletas participaram do sabre cadete masculino. Os uzbeques Sardor Abdukarimbekov e Alpamis Urakboev fizeram dobradinha de ouro e prata na competição.

O 21º lugar de Stella Santos foi o melhor resultado do Brasil no Mundial Júnior e Cadete de esgrima. Matheus Brandt (30º) e Laura Correia (31ª), na espada cadete, e Victória Vizeu (32ª), na espada júnior, também chegaram no quadro de 32. Neste sábado (20), acontecerão os torneios por equipes do sabre júnior, contando com times brasileiros em ambos os naipes.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Esgrima