Siga o OTD

Paris 2024

CBE pede vaga olímpica a Alexandre Camargo após erro

CBE envia ofício à federação internacional pedindo que Alexandre Camargo herde vaga após erro no Pré-Olímpico

Alexandre Camargo em ação no Pré-Olímpico das Américas de esgrima; CBE pede que ele fique com vaga olímpica
(Foto: Miriam Jeske/COB)

A Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) enviou um ofício à federação internacional da modalidade (FIE) solicitando que Alexandre Camargo fique com uma das vagas olímpicas para Paris-2024 não utilizadas pela França (país-sede) na espada masculina. A entidade alega que houve um erro de arbitragem durante o Pré-Olímpico das Américas, que culminou na derrota do brasileiro frente ao canadense Nicholas Zhang, na última semana.

De acordo com a CBE, Zhang executou um movimento irregular a três segundos do final do duelo, quando conseguiu o 14º toque e empatou o jogo contra o brasileiro. A CBE diz que o canadense teria feito um movimento intencional de queda a fim de evitar o toque, o que não é permitido. O movimento deveria ter sido invalidado e, além disso, o atleta deveria ter sido penalizado seguindo o regulamento da federação internacional. Depois do empate, Zhang conseguiu o toque de ouro, venceu o duelo e conseguiu a vaga olímpica para Paris.

No documento assinado pelo presidente Ricardo Machado que foi enviado à FIE, a CBE descreveu a situação envolvida no final do combate, apontou os artigos do regulamento da federação, anexou vídeos em velocidade real e em câmera lenta e inseriu fotos quadro a quadro com legenda demonstrando que o toque foi ilegal.

Possível vaga olímpica?

Seguindo as próprias regras da esgrima, a confederação entende que o resultado do combate não pode sofrer modificações. No entanto, a entidade solicita que Alexandre Camargo também consiga vaga olímpica a fim de reparar a “injustiça ocorrida”. Nesse caso, a ideia é que ele herde uma das cotas da França, já que o país recebeu seis vagas por ser sede e não utilizou nenhuma delas.

“O mencionado Ofício da CBE foi encaminhado para a presidência da FIE, para todos os membros do Conselho Executivo da FIE e, por fim, para o representante da Comissão de Atletas da FIE. A partir de agora permaneceremos atentos e aguardando uma resposta positiva em favor de nosso atleta”, diz a nota da CBE.

O Brasil possui três atletas da esgrima garantidos nos Jogos Olímpicos de Paris-2024: Guilherme Toldo (florete) e Nathalie Moellhausen (espada) se classificaram através dos rankings mundiais, enquanto Mariana Pistoia (florete) venceu o Pré-Olímpico das Américas. Considerando todas as modalidades, o país já conta com uma delegação de 184 esportistas classificados.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paris 2024