Siga o OTD

Esgrima

Bia Bulcão vai à chave principal na Copa do Mundo de Cairo

A esgrimista brasileira eliminou a francesa Jade Marechal para seguir adiante na etapa de Cairo da Copa do Mundo de florete

Bia Bulcão Challenge de Paris Copa do Mundo de Florete
(Foto: Washington Alves/COB)

Brasil avança! Na etapa de Cairo da Copa do Mundo de florete, no Egito, a brasileira Bia Bulcão garantiu seu lugar na chave principal do evento. Ela retornará ao campeonato apenas no próximo sábado (24), onde irá disputar a fase de 32 avos de final. A gaúcha Mariana Pistoia, por sua vez, acabou eliminada da competição.

Iniciando sua campanha na etapa de poules, Bia finalizou com cinco vitórias e apenas uma derrota. Ela superou a egípcia Sarah El-Mallah, a emiradense Shahad Kharaam, a francesa Morgane Patru, a croata Dorja Blažić e a japonesa Shiori Takezawa. Por outro lado, seu único revés ocorreu contra a alemã Aliya Dhuique-Hein, medalhista de bronze por equipes nos Jogos Europeus do ano passado.

Já na chave preliminar, Bulcão precisava vencer apenas um confronto para seguir adiante na competição. E a missão foi cumprida. Ela derrotou a francesa Jade Marechal pelo placar de 15 a 11 e avançou na Copa do Mundo. Sua compatriota Mariana Pistoia passou pelos poules com quatro triunfos e duas derrotas. No entanto, no mata-mata, ela caiu para a ucraniana Kateryna Budenko, 203ª colocada do ranking mundial, perdendo o duelo por 15 a 5.

Próxima adversária de Bulcão e estreia no masculino

Com a classificação à chave principal, Bia Bulcão irá disputar a fase de 32 avos de final. Sua rival será a jovem chilena Katina Proestakis, de 21 anos de idade. A esgrimista se encontra no 88º lugar do ranking internacional e foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali-2021. Além disso, ela também venceu os Jogos Bolivarianos de 2022 e o Sul-Americano da Juventude de 2017. Quem avançar, poderá encarar a italiana Alice Volpi, terceira melhor do mundo e bicampeã mundial, nos 16 avos.

A floretista brasileira ainda luta por um lugar nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Ela é a terceira na disputa pela vaga continental do ranking mundial, com 22,5 pontos. A chilena Arantza Inostroza soma 32 pontos, seguida da também brasileira Mariana Pistoia, com 29,5.

A competição masculina da Copa do Mundo iniciará já nesta sexta-feira (23). O Brasil terá quatro representantes no torneio: Guilherme Toldo, Lorenzo Mion, Paulo Morais e Pedro Marostega. Por fim, os duelos começarão a partir das 4h, no horário de Brasília-DF.

*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Esgrima