Siga o OTD

Esgrima

Bia Bulcão cai nas semis do Brasileiro Interclubes de Esgrima

Alexandre Camargo, Mariana Pistoia e Karina Trois se destacaram neste 3° dia de Brasileiro Interclubes de esgrima; Bia Bulcão fica de fora

Bia Bulcão não consegue alcançar as finais no Brasileiro Interclubes de esgrima (Foto: Alexandre Loureiro/COB)
(Foto: Alexandre Loureiro/COB)

Demonstrando alto nível, as disputas movimentaram o terceiro dia do Campeonato Brasileiro Interclubes Adulto de esgrima. Os principais destaques ficaram com oa atletas campeões Alexandre Camargo, na espada masculino, Mariana Pistoia, no florete feminino e Karina Trois, no sabre feminino. Já Bia Bulcão ficou de fora das disputas principais ao perder na semifinal. O torneio está sendo realizado no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A gaúcha Mariana Pistoia, do GNU-RS, assegurou a liderança no ranking do florete feminino ao vencer Daphne Becker, também do GNU-RS, na final por 15-5. A vitória colocou Pistoia em boa posição para o Pré-Olímpico. Enquanto isso, sua rival Bia Bulcão, derrotada por Daphne na semifinal, precisa de resultados internacionais ou superar Pistoia no ranking olímpico para reverter a situação e disputar o Pré-Olímpico em 2024.

Sabre feminino

As sabristas Pietra Chierighini e Karina Trois, do Paulistano, separadas por apenas quatro pontos no ranking nacional, buscavam a conquista do Brasileiro para impulsionar suas chances no Pré-Olímpico. No entanto, o chaveamento da competição fez com que se enfrentassem na semifinal, onde Karina venceu Pietra por 15-9, se destacando como concorrente pela vaga olímpica. Na outra semifinal, Luana Pekelman, do Pinheiros, superou Luiza Lee, do Paulistano, por 15-13.

A final do sabre feminino foi um confronto acirrado entre Karina Trois e Luana Pekelman, decidido ponto a ponto. Karina manteve consistência e conquistou o ouro ao vencer por 15-12. Com o título, ela manteve uma distância de quatro pontos no ranking da arma em relação à líder Pietra Chierighini, graças aos descartes. A vitória também a coloca como postulante a uma vaga direta pelo ranking olímpico e na vaga continental, caso alcance um quadro de 32 em torneios internacionais futuros.

Espada masculino

A competição de espada masculina no Campeonato Brasileiro Interclubes Adulto já tinha o favorito Alexandre Camargo (AMK-PR) com a classificação para o Pré-Olímpico garantida. Camargo, primeiro colocado no ranking nacional, reiterou sua supremacia ao conquistar mais um título brasileiro, mantendo 100% de aproveitamento na temporada com cinco títulos nacionais. Ele venceu todos os jogos da pule e derrotou Richard Grunhauser (Pinheiros) por 15-3 na semifinal, chegando à decisão contra Pedro Marostega (GNU-RS) e garantindo a medalha de ouro com uma vitória por 15-4.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Classificação Olímpica

No ranking olímpico, cada arma e gênero terá pontuação em cinco Copas do Mundo e três Grand Prix, além dos campeonatos zonais como o Pan-Americano (dentro dos continentes) e o Campeonato Mundial. A classificação dos esgrimistas para os Jogos Olímpicos é iniciada pelas equipes. As quatro melhores do ranking olímpico já garantem a vaga em Paris. Após, é feita a classificação de uma equipe por continente, desde que estejam posicionadas entre as 16 melhores do mundo.

Após a classificação das equipes, é a vez da qualificação individual. O melhor atleta de cada continente em seu gênero e arma assegura a vaga. Por fim, é a vez do Pré-Olímpico Continental, que acontece meses antes dos Jogos, já em 2024. No caso, os países que ainda não tiveram um atleta classificado na arma e gênero poderão enviar um atleta para a disputa, onde apenas o campeão carimba o passaporte para a França.

Próximas disputas

O encerramento do Campeonato Brasileiro Interclubes Adulto será no domingo (15) e incluirá as competições por equipes no florete feminino, espada masculina e sabre feminino.

*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).

Como jornalista e atleta de tiro com arco, me vejo fascinada por contar histórias de como sonhos olímpicos se realizam. Vamos Brasil!

Mais em Esgrima