Siga o OTD

Esgrima

Brasil fatura ouro no florete feminino e bronze no sabre masculino

Ao todo, Brasil conquistou 15 medalhas no Campeonato Sul-americano de esgrima, com os últimos pódios obtidos neste domingo

Na imagem, time do Brasil que venceu no florete.
Equipe de florete feminino do Brasil teve grande atuação em Curitiba. Foto: Rosele Sanchotene

No dia de encerramento do Campeonato Sul-Americano de Esgrima, em Curitiba (PR), teve medalha de ouro para o Brasil. Neste domingo (1º) ocorreu a segunda parte das disputas por equipes, nas pistas do Centro de Esportes Dirceu Graeser. Assim, as brasileiras floretistas voltaram a brilhar intensamente e conquistaram o título continental. Anteriormente, no sábado, faturaram todas as medalhas possíveis no individual da mesma arma.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Quem também subiu ao pódio neste domingo foi a equipe de sabre masculino, que levou bronze. Por fim, ao todo, o Brasil conquistou 15 medalhas na competição. Foram quatro de ouro, quatro de prata e sete de bronze. O Sul-Americano foi o último grande teste antes dos Jogos Pan-Americanos, que terão suas disputas no final deste mês, em Santiago, capital do Chile.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Primordialmente, a equipe de florete feminino do Brasil classificou-se para a decisão superando a da Argentina, na semifinal, por 45-41, depois de reverter uma desvantagem de sete pontos diante das rivais. Por outro lado, o oponente na disputa pelo título foi o Peru, que passou pelo Chile ao vencer por 45-30. 

Bia Bulcão foi a primeira a entrar na pista pelo time brasileiro e abriu boa vantagem. Mariana Pistoia, campeã individual da arma, deu continuidade. Ana Toldo e Carolina Brecheret mantiveram o Brasil à frente no placar.

Sucessivamente, as brasileiras cumpriram boas performances em seus combates, fechando o jogo em 45-27, faturando o ouro e reafirmando a grande participação de nossas floretistas neste Sul-Americano.

“Na semifinal, tiramos uma diferença de sete pontos e vencemos a Argentina. Isso mostrou o quanto nossa equipe estava forte. Confiamos umas nas outras”, disse Bia Bulcão, logo após a conquista.

Sabre masculino

Na sequência, o time masculino do Brasil de sabre venceu a Bolívia por 45-16 no quadro de 8 e enfrentou o Chile na fase semifinal. Foi um duelo muito forte e equilibrado, com derrota brasileira pelo placar de 45-41.

Na disputa pelo terceiro lugar, o duelo foi contra a Argentina. Dessa forma, o Brasil triunfou por 45-41, garantindo o bronze. Os venezuelanos faturaram o ouro ao derrotar os chilenos por 45-26.   

O Brasil formou com Henrique Garrigós, Bruno Pekelman, Fábio Salles e Enrico Pezzi. A Argentina, com Tomas Macri, Martin Bottelli, Tomas Alitisz e Juan Bacha.

Espada masculino

Por fim, na espada masculino, a equipe brasileira se despediu da competição no quadro de 8, com a derrota de 42-41 para o conjunto peruano. A medalha de ouro na arma ficou com a Venezuela, que venceu a Argentina na final por 45-25. O Brasil foi representado por Alexandre Camargo, Richard Grunhauser, Fabrizio Lazzaroto e Leopoldo Gubert.

*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Esgrima