Siga o OTD

Esgrima

Pinheiros conquista títulos em 4 armas do Troféu Brasil de Equipes

Último dia de competição no CPB confirmou o domínio paulista no torneio, com dois títulos do Pinheiros e um do Paulistano

Na imagem, atletas do Pinheiros com o troféu de campeão.
Atletas do Pinheiros com o troféu de campeão. Foto: Rosele Sanchotene/ CBE

Chegou ao fim neste domingo (20) o Troféu Brasil de Equipes, realizado no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Assim, o grande vencedor do torneio foi o Pinheiros, que terminou a competição com quatro dos seis títulos disputados nas três armas: florete masculino e feminino, sabre masculino e espada masculino. Por outro lado, o Paulistano levou ouro no sabre e na espada feminino.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Em resumo, no dia de encerramento da competição, o Pinheiros obteve os títulos do florete e do sabre masculino. Ademais, o campeão da espada feminino, último a ser conhecido nas pistas do CPB, foi o Paulistano. Ou seja: todos os títulos do Troféu Brasil de Equipes ficaram em São Paulo, sede do torneio.

Florete masculino

A final do florete masculino foi um duelo entre paulistas e gaúchos: Pinheiros contra Grêmio Náutico União. No último jogo, Henrique Marques superou Pedro Marostega e fechou em 45-38, dando o título ao Pinheiros.

“É uma equipe de ouro. Tive a honra de vê-los jovens, crescendo e agora vencemos juntos”, comemorou Heitor Shimbo, o mais experiente.

“Muito bom dar mais um título para o clube. Nossa equipe mereceu essa conquista”, disse Henrique Marques, campeão também individual na etapa.

Jogaram pelo Pinheiros na decisão Henrique Marques, Heitor Shimbo, Lorenzo Mion e André Mura. Pelo GNU, Pedro Marostega, Jerônimo Machado e Vicente Hoffmeister.

Sabre masculino

Maiores vencedores do sabre brasileiro, Pinheiros e Paulistano protagonizaram mais uma decisão da arma. A disputa foi acirrada, com alternância de domínio nos combates. O desfecho teve uma grande atuação de Bruno Pekelman: no último duelo, ele tirou uma diferença de nove pontos sobre Henrique Garrigós e venceu por 45-43, fazendo o Pinheiros campeão mais uma vez.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Foi uma grande prova, nossa equipe é sempre muito unida. Eu estava motivado pela minha classificação aos Jogos Pan-Americanos e agora pude desfrutar desse título por equipes também”, disse Enrico Pezzi.

“Hoje consegui consertar os erros que tive ontem e fui feliz. Fiz um placar legal no fim, mas a equipe perde junto e ganha junto, o mérito é de todos. O final é só um detalhe”, afirmou Bruno Pekelman.

A equipe do Pinheiros na final do sabre masculino teve Bruno Pekelman, Érico Patto, Enrico Pezzi e Matheus Becker. Já o Paulistano jogou a decisão com os irmãos Henrique e Murillo Garrigós, Fabio Salles e Fernando Fachini.

Espada feminino

Por fim, um epílogo esperado para o Torneio Nacional de Equipes: na final do torneio feminino da espada, mais uma vez Pinheiros e Paulistano mediram forças. Contudo, desta vez, foi o Paulistano que levou a melhor, ao dominar os jogos desde o início da disputa e vencer por 45-27, conquistando o seu segundo título na competição.

“Formamos uma equipe equilibrada, treinamos juntas há muito tempo. Nos divertimos muito jogando”, disse Renata Zetterman.

“Eu ainda estava sentindo a lesão que sofri na disputa do individual, mas tive que superar. Além disso, as meninas, quando entraram, deram conta do recado. Nossa equipe é muito boa”, afirmou Victoria Vizeu.

Formaram a equipe do Paulistano na decisão Victoria Vizeu, as irmãs Laura e Mariana Correia e Renata Zettermann. Pelo Pinheiros, jogaram Maria Rita de Camargo, Marcela Silva, Carolina Moreira e Clara Amaral.

Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Esgrima