Siga o OTD

Esgrima

Garrigós, Simeão e Marques conquistam Torneio Nacional em SP

Garrigós venceu no sabre, manteve vivo o sonho da classificação para o Pré-Olímpico e leva a decisão da vaga para o Brasileiro

Na imagem, Henrique Garrigós comemorando a vitória na final.
Henrique Garrigós comemorando a vitória na final. Foto: Rosele Sanchotene/ CBE

O Torneio Nacional Cidade de São Paulo, penúltima etapa do circuito na temporada, chegou ao fim neste sábado (19). Dessa forma, definiu-se três campeões do dia nas pistas do Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). Portanto, Henrique Marques venceu no florete masculino, Amanda Netto Simeão foi a vitoriosa espada feminino) e Henrique Garrigós triunfou no sabre masculino.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

No sabre masculino, cujo ranking nacional decide o representante do país no Pré-Olímpico, Garrigós retomou o primeiro posto. Assim, adiou a decisão da vaga para o Brasileiro, em Porto Alegre. Por outro lado, Amanda volta ao segundo lugar na espada e Marques dispara na frente no florete.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Florete masculino

A decisão do florete masculino foi entre atletas do mesmo clube: Henrique Marques e Paulo Morais, ambos do Pinheiros (SP). A final começou equilibrada, com Morais na frente. Porém, Marques reagiu e conseguiu virar o jogo. Em seguida, após uma grande reação de Paulo Morais, que tirou uma diferença de seis pontos e empatou, o desfecho veio somente por vídeo. A arbitragem delegou a favor de Henrique Marques. Com a vitória por 15-14, o líder do ranking na arma garantiu mais um título de campeão na temporada.

Espada feminino

Amanda Simeão, do Clube Curitibano (PR), terceira colocada no ranking, e Victoria Vizeu, do Paulistano (SP), vice-líder, se enfrentaram na final da espada. Amanda se impôs desde o início e abriu uma boa vantagem no placar. Após o jogo ser interrompido para atendimento médico a Victoria, Simeão seguiu em ritmo forte para vencer por 15-7 e conquistar a medalha de ouro.

“Vim determinada a vencer essa competição. A classificação para o Pan-Americano já estava encaminhada e essa foi uma boa preparação. Meu foco é a equipe. Queremos ganhar os Jogos Pan-Americanos por equipes”, disse Amanda.

Sabre masculino

Por fim, o sabre masculino foi a arma que fechou o Torneio Nacional Cidade de São Paulo, sendo a única que valia disputa direta para o Pré-Olímpico. Não só Henrique Garrigós venceu, mas também tomou do rival a liderança do ranking. Foi para cima e não deu chances a Bruno Pekelman, do Pinheiros (SP), abrindo uma vantagem que o permitiu administrar o placar na reta final do combate. Desse modo, o atleta do Paulistano (SP) triunfou diante do adversário por 15-8. A vaga será decidida na última etapa da temporada, em Porto Alegre (RS).

“Foi bom demais. Depois de alguns meses sem uma conquista nacional, ganhar aqui me deixa muito feliz. Eu e o Bruno estamos sempre decidindo, fazendo grandes jogos e dessa vez me saí melhor”, comentou Garrigós.

Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Esgrima