Siga o OTD

Esgrima

Nathalie Moellhausen cai nas oitavas no Mundial de Esgrima

Jogando em sua cidade-natal, Nathalie Moellhausen caiu para italiana Alberta Santuccio nas oitavas do Mundial de Esgrima

mundial de esgrima ao vivo nathalie moellhausen espada
(Foto: FIE/Bizzi Team)

Cidadã do mundo, Nathalie Moellhausen estava em uma de suas casas durante o Mundial de Esgrima! A brasileira, nascida em Milão e residente de Paris, buscava um título mundial “em casa”, na preparação para o outro título dos sonhos “em casa”, o ouro em Paris-2024. Mas após três confrontos muito acirrados, ela caiu para a italiana Alberta Santuccio nas oitavas de final por 10 a 9 no ponto de ouro. Quarta melhor do mundo, Nathalie se despediu do mundial de espada na 10ª colocação. O mundial de esgrima não valer vaga direta para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, mas dá pontos preciosos na corrida olímpica.

+ Guia Olímpico da Esgrima para Paris-2024

Uma das 16 cabeças de chave, Nathalie Moellhausen não participou das disputas eliminatórias estreando diretamente na chave principal. No início da manhã desta terça-feira, Nathalie fez jogos acirrados tanto contra Angela Krieger, 40ª do mundo, quanto contra Alexandra Predescu, 88ª. Finalmente, valeu a experiência da brasileira de 37 anos para definir os combates por 15-12 e 14-11 respectivamente.

Oitavas decididas no toque de ouro

Nas oitavas de final, ela fez um confronto muito acirrado contra italiana Alberto Santuccio, 14ª do mundo. Nathalie começou na frente, e conseguiu marcar 2 a 1 no último momento do primeiro tempo. Após um intervalo, a brasileira veio mais forte que a rival e chego a abrir 4 a 1, mas permitiu a virada da italiana que terminou o segundo tempo com vantagem de 5 a 4.

O terceiro tempo foi acirrado, mas Santuccio conseguiu controlar bem na primeira metade, chegando a abrir 9 a 7. A brasileira, enfim, se reergueu conseguiu o empate em 9-9 em um ponto espetacular de defesa, placar que seguiu até o fim. 

Dessa forma, o confronto foi para o ponto de ouro, em que a italiana foi superior e conseguiu encurralar a Nathalie em seu fundo de pista para marcar 10-9. Alberta Santuccio, 14ª do mundo, foi medalhista de bronze com o time da Itália nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Ela enfrenta ainda na manhã de hoje nas quartas de finais a francesa Alexandra Louis Marie, 11ª do mundo e atual campeã europeia. Louis Marie derrotou ainda agora a queniana Alexandra Ndolo, sexta melhor do mundo. Ndolo, inclusive, foi vice-campeã do mundo em 2022, quando ainda defendia a Alemanha.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A brasileira buscava seu segundo título mundial, após ter vencido o Mundial de 2019 em Budapeste. Nathalie ainda tem outras três medalhas em mundiais, mas pela Itália. Ela foi campeã mundial por equipes em 2009 e bronze na mesma prova em 2011. Por outro lado, na disputa individual ela foi medalhista de bronze em Paris 2010. O mundial daquele ano, inclusive, foi disputado no Grand Palais, em Paris, mesmo local de competição dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Apesar da queda, é difícil imaginar Nathalie fora de Paris-2024, pois as outras atletas do continente caíram ainda mais cedo do que Nathalie. Ao lado de Amanda Netto Simeão, Marcela Silva e Victória Vizeu, a brasileira volta às pistas milanesas na quinta-feira para a disputa de equipes da espada feminina.

Confira os confrotnos

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Esgrima