Siga o OTD

Esgrima

Torneio Nacional de Esgrima em BH tem primeiros medalhistas

Victoria Vizeu ganhou medalha de ouro na espada feminino no Torneio Nacional Cidade De Belo Horizonte

Nesta sexta-feira (26), ocorreu o terceiro dia de disputas do Torneio Nacional Cidade de Belo Horizonte de esgrima. O evento que está sendo sediado nas pistas do CEFET-MG é referente a 3ª etapa do Circuito Brasileiro Adulto. Hoje, foram conquistadas as primeiras medalhas de ouro do campeonato, que ficaram com Pedro Marostega do Grêmio Náutico União-RS no florete masculino e Victoria Vizeu do Paulistano-SP na espada feminina.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Florete masculino

A final do florete masculino foi disputada e cheia de emoções. Nessa partida, enfrentaram-se Henrique Marques, do Pinheiros, (vice-líder do ranking e campeão da etapa do Rio) e Pedro Marostega, atleta do Grêmio Náutico União. 

Primeiramente, Marostega (quarto colocado no ranking) começou tomando a liderança e ficando à frente no placar. No entanto, Henrique virou o placar logo em seguida. O final do combate foi disputado ponto a ponto e contou até mesmo com um atendimento médico a Henrique Marques, que acabou derrotado por Pedro Marostega com um placar de 15-13.

“Foi uma decisão complicada. Comecei bem, o Henrique reagiu, mas consegui me superar, virar o jogo e conquistar o título. Na hora da paralisação para o atendimento médico a ele, aproveitei para descansar, retomar o foco e fechar”, explicou o gaúcho.

Espada feminino

Já na espada feminino disputaram a medalha de ouro as atletas Victoria Vizeu, do Paulistano, e Marcela Silva, do Pinheiros, respectivamente terceira e quinta colocadas no ranking da arma. Ademais, a emoção e rivalidade de duas atletas do mesmo estado foram combustível para uma partida disputada.

Marcela começou melhor e abriu vantagem no início do combate. Mas Victoria, campeã da etapa carioca, manteve o foco e conseguiu virar o placar. No fim, venceu por 15-8 e faturou outro título. 

“Joguei bem desde o começo desta etapa. Enfrentei adversárias que me exigiram bastante. Nesta final, não comecei bem, mas me acalmei e, no fim, deu tudo certo”, disse a campeã. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Veteranas

Juntamente com a categoria adulta, também está sendo disputado o Circuito de Veteranos, onde disputam atletas acima de 50 anos. Na categoria V50, Denise Franca (Grêmio Náutico União-RS) e Patrícia Di Cunto (Paulistano) disputaram o ponto mais alto do pódio. Na partida, Denise conseguiu abrir vantagem e venceu por 10-6, sagrando-se campeã.

“Chegou minha vez, estou muito feliz! Vencer a Patrícia, que é uma referência, foi muito bom. O sabre é uma arma muito psicológica. Venho sentindo dores na mão, fazendo fisioterapia, mas superei tudo”, comemorou Denise.

No entanto, na categoria V40 Andrea Chen, do Pinheiros, foi a grande campeã. Na decisão, ela derrotou Luciana Peluso (Sala São Jorge-SP) pelo placar de 15-6 e garantiu a sua medalha de ouro. “Conheço o jogo da Luciana, eu não podia vacilar. O torneio foi ótimo, as melhores estavam aqui. Estou satisfeita”, disse Andrea. 

Programação

Neste sábado (27), no CEFET, prossegue a disputa do Torneio Nacional Cidade de Belo Horizonte, reunindo atletas da espada masculino e do florete feminino. Além disso, haverá a continuação da 5ª Etapa do Circuito Jovem, com duelos na espada feminino e no sabre masculino. 

Como jornalista e atleta de tiro com arco, me vejo fascinada por contar histórias de como sonhos olímpicos se realizam. Vamos Brasil!

Mais em Esgrima