Siga o OTD

Esgrima

Alê Camargo e Victoria Vizeu se destacam no Torneio Nacional

A Etapa do Rio de Janeiro reuniu alguns dos principais esgrimistas do país

esgrimista brasileiro Alexandre Camargo (à esquerda) brilhou mais uma vez no Torneio Nacional (Rosele Sanchotene/CBE)
(Rosele Sanchotene/CBE)

Após três dias de competição, foram definidos os campeões da Etapa do Rio de Janeiro do Torneio Nacional de esgrima. Alexandre Camargo se destacou no primeiro dia, enquanto Victoria Vizeu se sagrou campeã no último sábado (15).
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Primeiramente, no dia inicial do torneio, na última sexta-feira (14), a primeira medalha de ouro desta etapa foi conquistada pelo espadista Alexandre Camargo. O atleta da Academia Mestre Kato-PR ficou com o título ao superar Gabriel Júlio, do Pinheiros, pelo placar de 15-5. A caminhada rumo ao degrau mais alto do pódio foi longa, afinal, a espada no gênero masculino foi a arma reuniu o maior número de atletas (74) na competição e os duelos se estenderam durante todo o dia, até que se chegasse aos finalistas.

Alexandre iniciou o duelo final de forma ofensiva e logo abriu uma boa vantagem. Gabriel Júlio, que surpreendeu positivamente com seu desempenho durante a competição, fez o que pôde, mas não conseguiu conter o adversário, que fechou o jogo antes mesmo do intervalo: 15-5. “Comecei mal o Torneio. Estranhei a pista escorregadia por causa da maresia e o forte calor. Demorei a encontrar meu jogo. Mas valeu pelo foco, que me fez melhorar o rendimento. Vou tentar manter essa boa performance nos próximos torneios. É difícil, mas está tudo caminhando bem”, analisou o campeão.

Com o resultado, Alexandre Camargo, líder do ranking brasileiro, deu mais um passo rumo ao sonho de disputar os Jogos de Paris, uma vez que também venceu em Curitiba-PR, na primeira etapa do Torneio Nacional. A vaga no Pré-Olímpico está cada vez mais próxima.

Disputa no sábado (15)

Na sequência, no segundo dia de competições, no último sábado (15), Henrique Marques, no florete, Pietra Chierighini, no sabre, e Victoria Vizeu, na espada, foram campeões em suas armas na etapa carioca.

Segundo colocado no ranking brasileiro, Henrique Marques faturou o ouro no florete masculino. Ele derrotou Heitor Shimbo, seu companheiro no Esporte Clube Pinheiros e sexto do ranking, por 15-13. “Meu foco é somar pontos no ranking para ajudar a classificar a equipe brasileira para as provas mundiais. Se vier a vaga no individual, melhor, mas meu foco é na equipe”, disse Henrique, afirmando ser difícil superar Guilherme Toldo (que disputa a maioria das competições no Circuito Internacional) no topo do ranking do florete e sonhar com uma vaga olímpica no individual.

Logo depois, o duelo que decidiu o título do sabre feminino foi entre duas atletas do Paulistano, respectivamente líder e vice-líder do ranking nacional: Karina Trois e Pietra Chierighini – esta última, classificou-se após vencer de virada uma semifinal eletrizante contra Luana Pekelman, do Pinheiros. “Estou mais relaxada este ano, meu psicológico está melhor. Quanto a ir ao Pré-Olímpico, acho muito cedo para pensar nisso. Mas a cada torneio vencido se torna mais possível”, disse Pietra.

Por fim, Victoria Vizeu, também do Paulistano, se sagrou campeã na espada feminina, derrotando Amanda Netto Simeão (Clube Curitibano) na final. “Desistir não era uma opção. Quando fiquei em desvantagem, tratei de acelerar o ritmo e colocar em prática o que era necessário. Sinto que estou melhorando bastante com a experiência internacional que venho adquirindo”, afirmou Victoria.

Campeões no último dia

Finalizando a Etapa do Rio de Janeiro do Torneio Nacional de esgrima, foram conhecidos os campeões das provas de sabre masculino e florete feminino.

Primeiramente, entre os homens, dois sabristas do Paulistano fizeram a final: Henrique Garrigós e Fábio Salles. Então segundo colocado do ranking nacional, Garrigós se credenciou à final após bater o líder Bruno Pekelman, do Pinheiros (de quem viria a tomar a posição), numa semifinal emocionante. Salles (terceiro do ranking), por sua vez, superou Enrico Pezzi, também do Pinheiros, na outra semifinal. 

Henrique Garrigós partiu para cima no início do jogo e abriu vantagem. Fábio Salles mostrou disposição, encostou no placar, mas não conseguiu conter o ímpeto do adversário, que venceu por 15-11, garantiu o ouro e pontos suficientes para assumir a liderança do ranking. “Assumir a liderança do ranking é tudo de bom. Prometi a minha avó que, se eu vencesse no Rio, a levaria aos Jogos Pan-Americanos, no Chile, e vou cumprir a promessa, bastante satisfeito. Ainda teremos o Campeonato Pan-Americano, a etapa do Copa do Mundo em Madri. A equipe do sabre está muito forte e vamos buscar nossos objetivos”.

Última prova da competição

Na sequência, um clássico, reunindo as duas melhores atletas do país na arma, decidiu o título do florete feminino. E o duelo entre Mariana Pistoia (Grêmio Náutico União-RS) e Bia Bulcão (Pinheiros) valia mais do que somente a medalha de ouro, pois estava em jogo também a liderança do ranking.

Como esperado, o jogo foi equilibrado e de altíssimo nível. As rivais revezaram bons momentos, proporcionando muita emoção. Bia era aguerrida como sempre, mas Mariana soube jogar o jogo: impôs seu ritmo, venceu por 15-8, repetindo o sucesso obtido na etapa de Curitiba-PR e mantendo a ponta do ranking nacional.

“Essas vitórias são fruto de muito trabalho, muito treinamento. E vencer aqui é muito especial, pois foi na Urca que fiz meu estágio de sargento do Exército, um lugar especial. Este ano teremos muitas competições e grandes metas. Não me lembrava de ter vencido dois Torneios Nacionais seguidos. Isso me deixa feliz e me dá a tranquilidade de saber que estou no rumo certo”, disse Mariana Pistoia.

*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Esgrima