Siga o OTD

Esgrima

Henrique Marques e Amanda Simeão vencem o Brasileiro

Henrique Marques chegou ao bicampeonato, enquanto Amanda Simeão levou o quinto ouro seguido no Campeonato Brasileiro de esgrima

Henrique Marques e Amanda Simeão Brasileiro de Esgrima
(Foto: Rosele Sanchotene)

Os primeiros campeões do Campeonato Brasileiro Interclubes Adulto de esgrima foram conhecidos nesta quinta-feira (22) em São Paulo-SP. Henrique Marques e Amanda Netto Simeão inauguraram o lugar mais alto do pódio na sede do Esporte Clube Pinheiros, local onde está acontecendo a principal competição nacional do ano na modalidade. Dia ainda contou com quebra de invencibilidade nacional de Guilherme Toldo, que acabou caindo no quadro de 8 do florete.

+ Jovane Guissone é bronze na Copa do Mundo de esgrima na Itália

O Campeonato Brasileiro Interclubes Adulto segue acontecendo nesta sexta-feira (23) quando acontecerão as disputas da espada e sabre masculinos individuais, bem como o florete masculino e espada feminina por equipes.

Henrique campeão

Jogando em casa, Henrique Marques chegou ao bicampeonato brasileiro no florete masculino. E foi de maneira incontestável. O atleta do Pinheiros fez campanha invicta para assegurar o ouro. Porém, a disputa do florete foi marcada por uma surpresa e quebra de hegemonia. Guilherme Toldo (Grêmio Náutico União-RS) não perdia uma partida nacional desde abril de 2018, quando foi batido pelo próprio Henrique Marques no Torneio Nacional daquele ano.

Na ocasião, a derrota foi no quadro de 8 e por 15 a 14, mesmo cenário do revés desta quinta-feira, porém com outro adversário. Pedro Marostega, companheiro de equipe de Toldo, passou por ele em duelo épico com a vantagem mínima. Marostega não parou por aí. Após o triunfo diante de Guilherme, ele superou Paulo Morais (Pinheiros) por 15 a 3 para ir à final.

A decisão entre Marques e Marostega tinha tudo para ser de alto nível. E foi. De um lado, o atual campeão brasileiro e protagonista de uma campanha imbatível e, de outro, o atleta que bateu um dos principais floretistas do mundo. No ‘duelo de titãs’, o esgrimista do Pinheiros se deu melhor e venceu por 15 a 8 para sair com o título.

“Eu sempre gostei de jogar aqui em São Paulo e, desde que eu comecei na esgrima, acho que é a primeira vez que o Brasileiro acontece neste ginásio. É uma alegria imensa ver o pessoal aqui torcendo, gritando”, enalteceu Henrique Marques, que teve o fator ‘casa’ a seu favor.

Amanda é penta

A espada feminina foi a outra categoria do dia, que terminou conquistada por Amanda Simeão, atleta do Clube Curitibano. Ela fez bela competição rumo ao ouro, o seu quinto seguido em disputas de Campeonatos Brasileiros.

Na pule 1, a paranaense venceu cinco de seis jogos disputados, o que rendeu a ela a quinta melhor campanha da primeira fase. Com o desempenho, ela ficou de bye no quadro de 64 e foi direto para a fase seguinte, quando superou a colega de equipe, Maria Luiza Emed, por 15 a 6.

No quadro de 16, Amanda derrotou Tabea Alves (Academia Mestre Kato-PR) por 15 a 10, o que a credenciou a continuar no páreo. O quadro de 8 da curitibana foi diante da jovem Ginevra Giordano (Club Athletico Paulistano-SP), em que saiu vitoriosa por 15 a 3.

A semifinal proporcionou um encontro de líderes do ranking brasileiro: de um lado, Amanda, e de outro, Victória Vizeu (Paulistano). As cabeças da lista nacional protagonizaram um grande encontro, que foi positivo para a representante do Clube Curitibano ao levar o combate por 15 a 10.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Classificada para a decisão, Amanda teria pela frente Marcela Silva, atleta da casa. O jogo chegou a começar, mas, aos 22 segundos de combate, a representante do Pinheiros sentiu uma lesão que a tirou da partida. Impossibilitada de ir para o combate, Marcela ficou com a prata e Amanda Simeão com o ouro. “Estou triste com o que ocorreu com a Marcela. Sei o quanto ela treina e se dedica para chegar até aqui em uma final no clube dela. Eu queria muito ter feito essa decisão, estava com muita vontade e me sentindo bem. Então, estou triste e feliz neste momento”, avaliou a campeã.

Mais em Esgrima