Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Guissone é bronze na Copa do Mundo de esgrima em Pisa

Brasileiro fez uma fase de pules quase perfeita, atropelou na primeira rodada eliminatóriae só foi superado na semifinal, pelo britânico Dimitri Coutya, que ficou com a medalha de ouro no torneio italiano

Jovane Guissone paraesgrima Copa do Mundo Pisa espada B medalha de bronze
(Augusto Bizzi)

O brasileiro Jovane Guissone conquistou a medalha de bronze na espada B da Copa do Mundo de esgrima paralímpica em Pisa, na Itália, nesta quinta-feira (22). Guissone chegou até as semifinais uma campanha quase perfeita, e foi derrotado pelo britânico Dimitri Coutya por 15 a 12. O esgrimista do Reino Unido terminou com o ouro. Dois outros brasileiros competiram, Elias Oliveira, de apenas 22 anos, e Ana Elisa Paz, de 19.

O caminho de Jovane Guissone rumo ao pódio começou a ser construído na fase de pules. Na pule 1, o atual vice-campeão paralímpico fez cinco combates e saiu vitorioso em quatro deles. Derrotou o italiano Davide Costi, o alemão Balwinder Cheema, o polonês Patryk Banach, e o estadunidense Noah Hanssen, sendo derrotado apenas pelo italiano Leonardo Rigo.

+ Dia do Atleta Paralímpico: atletas falam sobre o significado da data

Eliminatórias

Pela boa campanha na primeira fase (foi o terceiro melhor de todas as pules), o brasileiro ficou de bye no quadro de 32. No seguinte, não deu chance nenhuma a Noah Hanssen e o derrotou por sonoros 15 a 1. Nas quartas de final, novo triunfo de Jovane Guissone, agora diante do ucraniano Anton Datsko por 15 a 8. Essa vitória que assegurou o bronze ao representante do Brasil.

“Em geral, eu fiz uma boa competição, até mesmo na semifinal, em que levei três cartões, eu fiz um bom combate diante do Coutya. Eu consegui ver os meus erros e arrumá-los durante o torneio”, avaliou Jovane Guissone. “Estou muito feliz pelo resultado. Obrigado pela Confederação (Brasileira de Esgrima) pelo apoio de sempre, a todos os meus amigos e amigas por torcerem por mim. Agora é me preparar cada vez mais para a sequência de provas que terei rumo o meu maior objetivo, Paris 2024.”

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Elias e Ana Elisa

Outros dois brasileiros entraram em pista na Itália nesta quinta-feira. Na espada A masculina, Elias Oliveira venceu um jogo na fase de pules, o que não foi suficiente para avançar no campeonato. No sabre feminino A, Ana Elisa Paz não conseguiu triunfar nas pules e, com isso, não se classificou para as eliminatórias. A Copa do Mundo de esgrima paralímpica em Pisa segue nesta sexta-feira (23) com Jovane Guissone no sabre masculino B, enquanto Ana Elisa Paz atua no florete feminino A.

Mais em Paralimpíada Todo Dia