Siga o OTD

Esgrima

Guilherme Toldo cai na fase 32 na Copa do Mundo de Florete

Após começar o evento como cabeça de chave, Guilherme Toldo alcançou o quadro de 32 na Copa do Mundo de Florete, em Paris

Guilherme Toldo Esgrima
(Augusto Bizzi/FIE)

O sábado (15) foi mais um dia de atletas brasileiros disputando torneios internacionais de esgrima pelo planeta. Principal nome na pista no dia, Guilherme Toldo foi cabeça de chave e começou o dia já classificado diretamente para a fase principal da Copa do Mundo de Florete, em Paris, na França, porém acabou eliminado na fase 32.

No quadro de 64, Guilherme Toldo derrotou o sul-coreano Cheolwoo Im por 15 a 8. Na fase seguinte, o brasileiro voltou a encontrar outro esgrimista da Coreia do Sul, porém o final não foi o mesmo. No jogo contra Jun Heo, Guilherme Toldo foi batido por 15 a 9 e se despediu do campeonato no quadro de 32.

O sábado ainda foi dia dos sabristas brasileiros entrarem em ação em Tbilisi, na Geórgia, pela Copa do Mundo da arma. Bruno Pekelman, Enrico Pezzi e Henrique Garrigós foram à pista e acabaram eliminados na fase 128 preliminar. Confira os resultados abaixo.

+ Luana Pekelman avança invicta para fase de 64 na Geórgia

Bruno Pekelman foi quem obteve o melhor desempenho na pule ao ter faturado três vitórias: 5 a 4 sobre o uzbeque Zhanat Nabiyev; 5 a 4 diante do francês Charles Colleau; e 5 a 2 no georgiano Nikoloz Tcheishvili. Nas eliminatórias preliminares, ele encarou o japonês Kento Yoshida, mas não conseguiu passar do adversário: derrota de 15 a 3 para o atleta do Japão.

Enrico Pezzi passou da pule com dois triunfos conquistados. O brasileiro superou o egípcio Adham Moataz por 5 a 1 e o atleta da casa, Davit Tavartkiladze, por 5 a 3. Classificado para a fase seguinte, o esgrimista teve de enfrentar outro egípcio, mas não conseguiu a vitória: 15 a 9 para Mostafa Ayman.

O outro atleta do Brasil no pleito foi Henrique Garrigós. Ele obteve um triunfo na pule, o que foi suficiente para avançar para as eliminatórias. Sua conquista foi diante do saudita Ahmed Alqudihi por 5 a 3. No quadro de 128 preliminar, o esgrimista do Brasil jogou contra Iulian Teodosiu, da Romênia, mas não conseguiu passar do europeu. Revés de 15 a 7 diante do romeno.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A esgrima do país também teve atleta das categorias de base em ação. No Circuito Cadete Europeu, Ginevra Giordano foi à pista para disputar a competição de espada em Bratislava, capital eslovaca. A brasileira foi bem na pule e avançou de fase com três triunfos: 5 a 4 na romena Ana Tomsa; 5 a 2 na espanhola Puig Jimenez Eva; e 5 a 3 na húngara Kamila Fabian.

Com a classificação para as eliminatórias, Ginevra encarou Martina Gonzalez Huertas, da Espanha, e a superou por 15 a 10 no quadro de 256. O compromisso seguinte da brasileira foi diante da norte-americana Leehi Machulsky, em que ela terminou eliminada ao perder por 15 a 7 para a adversária.

A esgrima brasileira segue com uma alta expectativa para este domingo (16) na Geórgia, já que Luana Pekelman voltará a ação após um início perfeito no mundial. Após obter 100% de aproveitamento na fase de poules ao vencer Evgenia Podpaskova, da Rússia, Lam Hin Wai, de Hong Kong, Kira Keszei, da Hungria, Ryan Jenkins, dos Estados Unidos, Alexandra Davis, da Grã-Bretanha, e Mariam Tugushi, da Geórgia, a brasileira avançou direto para a fase de 64 com a quarta melhor campanha entre as participantes da etapa inicial. Neste domingo, ela volta à pista para tentar um lugar entre as 32 melhores contra a americana Honor Johnson.

Mais em Esgrima