Siga o OTD

Esgrima

Gaúchos e paranaenses ficam com os dois últimos títulos por equipes no Brasileiro

Equipe do Rio Grande do Sul foi a campeã no florete masculino e a do Paraná na espada feminina. Sendo assim, os dois estados, mais São Paulo, dividiram igualmente os títulos nas três armas

Campeonato Brasileiro de Esgrima espada feminina Paraná campeão Amanda Simeão
(Rosele Sanchotene)

As equipes do Rio Grande do Sul e do Paraná conquistaram nesta segunda-feira (11) os dois últimos títulos em disputa no Campeonato Brasileiro de esgrima. Os gaúchos sagraram-se campeões no florete masculino e os paranaenses abocanharam a taça da espada feminina. Sendo assim, o domínio nacional por equipes nas três armas ficaram divididas igualmente entre os três estados. Paraná venceu na espada feminina e masculina, São Paulo levou os dois naipes no sabre e Rio Grande do Sul ganhou no florete também com os homens e as mulheres.

Na espada feminina, os paranaenses venceram com Lorana Schwantes, Fernanda Camargo, Tabea Alves e Amanda Simeão, esta última campeã também no individual. Elas venceram Minas Gerais na final por 45 a 40. As mineiras jogaram com Bianca Dantas, Marina Tello, Cledola Tello e Clara Amaral. São Paulo, com Marcela Silva, Maria Rita Rodrigues e Renata Zettermann, ficou em terceiro. No florete masculino, o Rio Grande do Sul, com Pedro Marostega, Eduardo Gastal, Jerônimo Machado e Daniel Velasco, derrotou por 45 a 30 o time de São Paulo formado por Giovanni de Nigris, Fernando Scavasin e Rafael Tomino. Outro time paulista, com Heitor Shimbo, Pierre Souza, Henrique Marques, campeão no individual, e Kevin Lima, ficou com o bronze.

Campeonato Brasileiro de Esgrima florete masculino Rio Grande do Sul campeão
(Rosele Sanchotene)

“Acho que a equipe estava bem concentrada, a gente já se conhece bastante, conseguimos tirar o melhor de cada um e conseguimos esse resultado”, avaliou Daniel Velasco, campeão no florete com o Rio Grande do Sul. Já Tabea Alves, do time paranaense vencedor na espada feminina, afirmou que a disputa foi bem acirrada. “A equipe de Minas Gerais é muito boa e já foi várias vezes campeã também. Conseguimos equilibrar uma a outra e não nos atiramos para buscar o resultado.” Amanda Simeão, companheira de Tabea, admitiu que estava pressionada por ter conquistado o ouro individual. “Não queria decepcionar minha equipe. As meninas me apoiaram bastante e a gente conseguiu finalizar com o ouro”, disse.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Rotas dos dois últimos pódios

As esgrimistas paranaenses entraram como cabeças de chave número dois e, portanto, começaram já direto nas semifinais, onde derrotaram São Paulo por 45 a 35. Já no florete masculino, os gaúchos fizeram 45 a 11 nas quartas de final em um time de São Paulo formado por Ricardo de Carli, Lucas Tavora e Victor Takada. A seguir, nas semifinais, derrotaram por 45 a 22 os conterrâneos Vicente Hofmeister, Lucas Fonseca, Pedro Fonseca e Diego Frantz. Nas disputas dos bronzes, na espada, as paulistas fizeram 45 a 34 em um segundo time do Paraná formado por Valkiria Schnen, Isabela Abreu e Nicole Canali. Já no florete, Hofmeister, Frantz e os Fonseca foram derrotados por 45 a 23 por Shimbo, Souza e Marques. O Brasileiro de esgrima foi todo disputado no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.

Mais em Esgrima