Siga o OTD

Esgrima

Amanda Simeão e Lucas Busnardo saem campeões da Etapa de Curitiba

Atletas venceram a categoria sênior e cadete, respectivamente nesse domingo (15)

Lucas Busnardo Etapa de Curitiba cadete masculino
Rosele Sanchotene

Neste domingo (15), terminou a Etapa de Curitiba do Circuito Brasileiro de Esgrima, a 5ª desse ano. Após as disputas nas categorias cadete feminino e sênior masculino, ontem ocorreram os jogos da sênior feminino e cadete masculino na espada. Destaque para Lucas Busnardo, da ECP Pinheiros (SP), vencedor na competição entre os homens e Amanda Simeão, do Curitibano, entre as mulheres.

Sênior feminino

Entre as adultas, Amanda Simeão, Bianca Dantas, Lorana Schwantes e Tabea Alves foram, em ordem, as melhores nas pules, vencendo todos os seus respectivos jogos. Nos confrontos eliminatórios, três das quatro confirmaram o favoritismo e foram às semifinais. A única melhor ranqueada eliminada foi Lorana Schwantes, que perdeu para Marcela Silva, por 15 a 12.

Nas semifinais, Amanda Simeão confirmou o favoritismo e Marcela Silva manteve o embalo, derrotando a segunda melhor ranqueada após as pules. Na final, Amanda se aproveitou do fato de jogar em casa e não deu chances a adversária: vitória por 15 a 4.

Cadete masculino

Lucas Busnardo, do ECP Pinheiros (SP), foi o vencedor na competição de espada masculino cadete. Neste domingo (15), o esgrimista venceu Matheus Barbi, do SSJE São Jorge (SP), por 15 a 13. As medalhas de bronze ficaram com João Cavalheiro, da Academia Mestre Kato, e com Rafael Ribeiro, do SSJE São Jorge.

Com o título, Busnardo se consolida na primeira colocação do ranking nacional de espada masculino cadete. Após a conquista, ele falou um pouco sobre o jogo da final contra Barbi: “Eu me vejo cada vez melhor na parte psicológica e isso foi decisivo na competição. No terceiro tempo da final, eu conseguir colocar a minha melhor esgrima em pista,” avaliou Lucas Busnardo .

Disputas no sábado

Ontem, o destaque foi para Maria Vitória Paro, que desbancou uma das favoritas, e Alexandre Camargo, que manteve o bom momento na temporada e assumiu a liderança do ranking nacional.

As disputas de sênior feminino e cadete masculino acontecem no domingo. Confira um resumo com o que de melhor aconteceu nesse sábado em Curitiba.

Cadete feminino

Maria Vitória Paro garantiu o título cadete feminino na 5ª Etapa do Circuito Brasileiro de Esgrima. Na decisão da manhã deste sábado (14), no Clube Curitibano, na capital paranaense, ela bateu uma das favoritas, Victoria Vizeu, do Paulistano, por 15 a 14. As irmãs Laura e Mariana Correia, também do Paulistano, ficaram com as medalhas de bronze.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Victoria Vizeu foi a responsável pela única derrota de Maria Vitória na competição. Ainda na pule, foi superada por 5 a 1, ganhando de Gabriela Portugal, do Curitibano (5 a 4); Helena Juhler, da Sociedade Thalia (5 a 1); Aydee Dias, da AMK (5 a 3); e, Mirela Simanke, do GNU (5 a 2).

Maria Vitória passou para a fase eliminatória com a terceira melhor campanha e não parou mais. Superou Laura Menck (Pinheiros), no quadro de 16, por 15 a 6. Na etapa seguinte, eliminou a colega de clube Maria Ulian, com o mesmo  placar. Na semifinal, bateu Mariana Correia, por 15 a 8.

Na decisão do título, fez jogo equilibrado com Victoria Vizeu desde o início. No início do terceiro tempo, chegou a estar perdendo por dois pontos de diferença, mas, com muita vibração a cada toque, conseguiu a virada e o título diante da favorita, invicta até então.

“É emocionante, gratificante, tudo isso e mais um pouco. Acima do preparo físico, tem o preparo mental. Conversei bastante com todos, permaneci treinando bastante. O coração estava a mil na final. Fiquei trabalhando a distância do toque, até que deu certo”, disse a campeã.

Na Etapa de Curitiba do Circuito Brasileiro de esgrima, a 5ª desse ano, Maria Vitória Paro venceu o cadete e Alexandre Camargo a categoria sênior - cadete - sênior  - Lucas Busnardo -
Sênior masculino

Alexandre Camargo foi novamente o grande vencedor da espada no Circuito Brasileiro de Esgrima. Na 5ª etapa da competição, disputada na capital paranaense, ele foi absoluto, vencendo de ponta a ponta, a exemplo do que já fizera na outra prova de espada na temporada 2021, disputada em junho, no Rio de Janeiro.

Com o resultado, Camargo dispara na liderança do ranking 2021 e vai se consolidando como a grande esperança de continuidade do legado de Athos Schwantes, seu companheiro de clube, um dos principais nomes da espada brasileira em todos os tempos. 

“A maior diferença em relação ao último título foram as dores, que não tive desta vez, quando cheguei a ter cãibras. O nível estava mais alto nesta prova. Depois daquela etapa, o pessoal começou a treinar mais. Por conta das vacinas, estamos começando a treinar com mais frequência e segurança, principalmente. Continuei fazendo o meu trabalho. Fico feliz de ter dado tudo certo”, analisou Camargo.

Mais em Esgrima