Siga o OTD

Esgrima

Carminha Oliveira e Vanderson Chaves fazem estreia discreta na Copa do Mundo

Carminha Oliveira terminou em 10ª na prova de espada A, enquanto Vanderson Chaves terminou em 15° no sabre B no Mundial da Esgrima em Cadeira de Rodas

Esgrima em cadeira de rodas
(Alê Cabral/CPB/arquivo)

Os dois primeiros brasileiros em ação na Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas pararam no quadro de 16, no início das disputas. Nesta quinta-feira (8), em Varsóvia, na Polônia, Carminha Oliveira terminou em décimo lugar na prova de espada feminino A, enquanto Vanderson Chaves terminou em 15° no sabre masculino B. Ambos voltam a entrar em ação na sexta-feira (9), assim como Jovane Guissone e Mônica Santos. Esta é a primeira competição internacional paralímpica da modalidade desde o início da pandemia. Os quatro brasileiros estão garantidos também para os Jogos Paralímpicos de Tóquio.

Carminha disputou sua principal arma nesta quinta-feira. Iniciou na pule 2 e venceu dois confrontos, diante da polonesa Kinga Drozdz e da britânica Gemma Collis-Mccann, ambos por 5 a 4. Perdeu outros dois jogos, para a russa Evgeniia Sycheva (4 a 5) e para a ucraniana Yevheniia Breus (2 a 5). Terminou com a nona melhor campanha e enfrentou, no quadro de 16, a bielorrussa Aliona Halkina, caindo por 10 a 6.

+ Santos revela papo com Weverton e espera repetir feito do amigo em Tóquio

“A Carminha iniciou com a arma principal. Ela chegou apenas ontem e iniciou logo de manhã, sem adaptação ao fuso. Isso atrapalhou um pouco. Não foi bem nos dois primeiros combates, mas depois ajustou o jogo e foi melhor. Mas serve como experiência para observar as adversárias que vão aos Jogos Paralímpicos”, disse Ivan Schwantes, chefe da equipe brasileira em Varsóvia.

Carminha Oliveira
Dupla volta à ação nesta sexta na Polônia (Marco Antônio Teixeira e Arquivo Pessoal)

Vanderson não jogou com sua arma principal nesta quinta-feira, mas conseguiu um resultado satisfatório. No sabre masculino B, ele conseguiu duas vitórias na pule 3: contra o israelense Matoko Rada (5 a 0) e contra o russo Timur Khamatshin (5 a 2). Foi batido pelos franceses Maxime Valet (2 a 5) e Yohan Peter (1 a 5), e pelo grego Panagiotis Triantafyllou (0 a 5). No quadro de 16, caiu para o russo Albert Kamalov, por 15 a 4.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Me senti bem. Saí na primeira eliminatória. Consegui soltar meu jogo, ficar tranquilo, mesmo sendo uma competição onde não vieram todos os atletas, por causa da pandemia. Mas creio que fiz uma boa competição. Não foi o resultado que eu esperava, mas é uma arma que não treino muito”, disse o atleta.

Segundo dia

A Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas continua nesta sexta, com Vanderson Chaves jogando o torneio de sua arma principal, o florete masculino B. Carminha Oliveira volta a atuar pelo florete feminino A.

Outros dois brasileiros estreiam na competição. Jovane Guissone disputa o torneio masculino de florete B, enquanto Mônica Santos vai jogar o torneio feminino de florete B.

Mais em Esgrima