Siga o OTD

Esgrima

De olho em Tóquio, Bia Bulcão disputa etapa da Copa do Mundo

Sem atuar desde o mês passado, Bia Bulcão volta a competir nesta sexta na etapa de Cairo da Copa do Mundo, que vale importantes pontos no ranking olímpico

Bia Bulcão
Augusto Bizzi/FIE

Após um bom período de treinos na Itália, a brasileira Bia Bulcão volta a competir nesta sexta-feira (22). Sem atuar desde o mês passado, a esgrimista disputa a etapa de Cairo, no Egito, da Copa do Mundo. A fase de pules começa às 6h (de Brasília).

O torneio vale importantes pontos no ranking olímpico, um dos critérios de classificação para os Jogos de Tóquio, em 2020. Com a sua principal adversária nesta corrida, a colombiana Saskia Loretta Garcia, fora da disputa no Egito, a brasileira pode se aproximar se tiver bom desempenho.

De acordo com os critérios de classificação, as quatro melhores equipes do mundo se classificam diretamente para os Jogos. Atualmente, os Estados Unidos estão em quarto lugar, com distância confortável para o quinto (Japão), abrindo a vaga de equipes das Américas, que seria herdada atualmente pelo Canadá. A partir de então, a melhor atleta do continente no ranking olímpico, exceto norte-americanas e canadenses, tem a classificação assegurada.

Bia briga no ranking com a colombiana, única na sua frente até o momento. A diferença atual é de 23 pontos. Caso ela não consiga a classificação, terá de disputar o Pré-Olímpico das Américas, em abril, no Panamá, que classifica mais uma atleta para os Jogos.

“Foi um período longo sem competições. Há coisas que estou experimentando. Essa prova tem uma expectativa maior. Todos já entram muito concentrados e com uma tensão diferente, pois está valendo tudo para os Jogos Olímpicos. É uma prova muito forte. Por isso, é preciso estar muito concentrada na fase de pules e também nas eliminatórias, pois não vai ter espaço para erro”, avisa a esgrimista, melhor atleta do ranking nacional de 2019 no florete feminino.

Na primeira fase, Bia Bulcão vai disputar a pule 16 contra a polonesa Katarzyna Lachman, a canadense Kelleigh Ryan, a húngara Ainda Mohamed, a chilena Alejandra Flores, a egípcia Hany Salma e a sul-coreana Areum Han.

Mais em Esgrima