Siga o OTD

Esgrima

Invicto, Guilherme Toldo avança em etapa da Copa do Mundo

No florete masculino, o esgrimista brasileiro é o principal destaque. Já na espada feminina, Nathalie Moellhausen também atinge a fase de 64 avos de final

Reprodução/Instagram

Esta sexta-feira (9) foi dia de competição para diversos esgrimistas brasileiros ao redor do mundo. Ao todo, oito foram os atletas que estiveram em disputa de diferentes etapas da Copa do Mundo. O principal destaque foi Giulherme Toldo, número 58 do ranking do florete, pois foi único atleta do masculino a se manter na competição e ainda invicto.

O florete masculino teve quatro representantes na etapa de Bonn, na Alemanha. Guilherme Toldo avançou diretamente para a fase de 64 avos depois de vencer todos os seis jogos do poule. Apenas outros 18 atletas conseguiram o feito de vencerem todos. Ele volta para a pista neste sábado, às 14h30 (horário de Brasília) contra o jovem egípcio Mohamed Hamza, 53º do ranking.

Henrique Marques, 61º do ranking, caiu na preliminar de 64 avos para o japonês Abe Yoshiki por 15 a 8. Antes, tinha obtido vitórias em seis jogos no poule e avançado na fase de 128 avos, quando eliminou o estadunidense Philip Shin, por 15 a 7.

Heitor Shimbo, 68º do ranking, caiu na fase de 128 avos para o russo Askar Khamzim por 15 a 6. No poule, tinha conquistado cinco vitórias nos seis jogos. Por último, Julien Baneux, 155º do ranking, não avançou ao poule, pois teve quatro derrotas nos seis jogos.

Espada tem duelo entre brasileiras

Na espada feminina, Nathalie Moellhausen e Amanda Netto Simeão disputaram a etapa de Tallin, na Estônia. Ambas conseguiram avançar e se enfrentaram na fase preliminar de 64 avos.

Nathalie, 23ª do ranking, venceu cinco dos seis confrontos do poule. Na fase de preliminar 128 avos, venceu a jamaicana Tia Simms-Lymn por 15 a 6. Amanda, 182ª do ranking, teve três vitórias em cinco jogos no poule. Na fase seguinte teve um jogo duríssimo contra a japonesa Ruka Narita, mas venceu por 15 a 14.

No duelo entre as brasileiras, melhor para a mais experiente e mais bem ranqueada Nathalie Moellhausen, que venceu por 10 a 8.

Eliminação no primeiro dia do sabre feminino

Na etapa de Orleans, da França, Marta Centurion e Giulia Gasparin, 137ª e 163ª do ranking, respectivamente, estiveram na disputa do sabre. Contudo, apenas Marta conseguiu avançar ao poule após três vitórias e três derrotas.

Na fase de preliminar de 128 avos, eliminou a britânica Jessica Corby por 15 a 14, mas na seguinte caiu para a italiana Chiara Mormile por 15 a 7. Giulia Gasparin não avançou ao poule, pois venceu apenas dois dos seis jogos que fez.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Esgrima