Siga o OTD

Escalada

Brasileiros ficam longe da zona de classificação no Mundial

Cesar Grosso representa o Brasil na Copa do Mundo em Villars - ilustra também: Os brasileiros César Grosso e Felipe Ho Foganholo disputaram, neste domingo (25), a final da prova de dificuldade do Pan-Americano de Escalada. Confira!
Eddie Fowke IFSC

Pedro Nicoloso, Jean Ouriques, Felipe Ho e Cesar Grosso terminam o dia da classificatória da nodalidade boulder longe da zona de classificação para as final do Mundial de Escalada

Em mais um dia de classificatórias no Mundial de Escalada, que acontece no dia Innsbruck, na Áustria, os brasileiros não tiveram bons resultados nesta quarta-feira (12). O quarteto brasileiro formado por Pedro Nicoloso, Jean Ouriques, Felipe Ho e Cesar Grosso acabaram longe da zona de classificação. Os melhores atletas do país no dia foram  Nicoloso e Ouriques, que dividiram a 59ª posição com mais quatro escaladores.

Diferente do que aconteceu na prova de dificuldade, onde o melhor brasileiro foi Cesar Grosso que terminou na 75ª posição, na modalidade boulder, que se trata em escalar pequenos blocos, geralmente com altura não superior a 6 metros, com os equipamentos de segurança, onde os movimentos para finalizar o boulder são geralmente de extrema dificuldade técnica e exigem força, o Brasil teve um desempenho melhor.

Com Pedro Nicoloso e Jean Ouriques terminando na 59ª colocação geral, o Brasil obteve o seu melhor resultado em toda a competição até o momento. Felipe Ho e Cesar Grosso dividiram a 99ª posição. Os brasileiros continuam sua participação no Mundial de Escalada nesta quinta-feira (12), com a classificatória feminina da modalidade velocidade.

Evolução aos poucos

O ano de 2018 é um marco para a escalada brasileira. É a primeira vez que atletas do país conseguiram disputar etapas da Copa do Mundo, Mundial Júnior e Mundial da modalidade. Para Janine Cardoso, presidente da Abee, Associação Brasileira de Escalada Esportiva, isso se deve pelo apoio que acontece desde o começo do ano.

“O Brasil está em um processo de desenvolvimento. É o primeiro ano que temos suporte financeiro. Por conta disso estamos no inicio de um processo de preparação mais específica para evoluir no cenário internacional”, comentou Janine.

Mais em Escalada