Siga o OTD

Escalada

Bianca Castro é 51ª no lead na Copa do Mundo de Koper

Bianca Castro não faz boas subidas e termina em 51º lugar na qualificatória do lead na Copa do Mundo de Koper

Bianca Castro lead Copa do Mundo de escalada esportiva santiago 2023
(Foto: Lena Darella)

A brasileira Bianca Castro ficou em 51º lugar na qualificatória do lead na etapa de Koper, na Eslovênia, da Copa do Mundo de escalada esportiva, nesta sexta-feira (02). Ela ficou em 48º lugar em suas duas subidas e, por isso, teve uma média harmônica de 48.25, o que lhe rendeu a última colocação da disputa.

+ Ana Sátila e Pepê Gonçalves avançam para as semifinais na Copa do Mundo de canoagem slalom

Há três estilos na escalada esportiva: boulder, lead e velocidade. Nas qualificatórias do lead, há duas paredes que são escaladas pelos atletas e cada uma delas gera uma classificação diferente. Para se obter o resultado final da eliminatória, é feita uma média harmônica, em que primeiro multiplica-se a posição da atleta em cada uma das escaladas e, então, faz-se a raiz quadrada do número que foi obtido a partir dessa conta.

No caso de Bianca Castro, ela marcou 19 na primeira subida e 7+ na segunda, ficando em 48º lugar em ambas. No cálculo da média harmônica, a brasileira acabou com 48.25 pontos, terminando na 51ª colocação entre 51 participantes. Apenas as 26 primeiras colocadas avançaram para a semifinal.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A líder da qualificatória foi a japonesa Ai Mori, com 1.41. Ela atingiu o topo na primeira subida e marcou 47 na segunda. A segunda colocada foi a eslovena Janja Garnbret, com 1.87. A última classificada à semifinal foi a também japonesa Futaba Ito, com 24.82.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Escalada