Siga o OTD

Escalada

Bianca Castro é eliminada de etapa da Copa do Mundo

Brasileira encerrou no 43º lugar participação em prova de dificuldade disputada em Briançon, na França

Bianca Castro acabou não conseguindo um bom resultado na retomada da escalada
Bianca Castro está treinando atualmente na Itália e por isso conseguiu treinar (Divulgação/ABEE)

A escalada esportiva foi mais um esporte a retomar as competições. Marcado inicialmente para julho, a etapa da Copa do Mundo de Briançon, na França, teve seu início nesta sexta-feira (21). O evento contou com a participação da brasileira Bianca Castro, que acabou não tendo um bom desempenho e encerrou a competição na 43ª e última posição.

+ Bikila e Cierpinski: maiores vencedores da maratona olímpica

A competição na França foi disputada na modalidade lead, ou dificuldade, em que os atletas precisam avançar em vias que se tornam mais complicadas de acordo com a subida. Vence quem conseguir chegar mais longe.

Atleta carioca, campeã brasileira no lead e integrante da seleção brasileira de escalada, Bianca Castro fechou a participação com pontuação de 41,75 após a escalada nas duas rotas de qualificação.

Com o resultado, acabou ficando longe da pontuação de corte para as 26 semifinalistas do torneio, posição essa ocupada pela alemã Martina Demmel, que somou 26,48.

A liderança no primeiro dia de competições ficou dividida entre a italiana Laura Rogora e a eslovaca Janja Garnbret, já classificada para os Jogos de Tóquio, que encerraram o dia com pontuação de 1,94.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Vale dizer que como ainda existem restrições de viagens internacionais, a Copa do Mundo de 2020 não somará pontos para o ranking mundial, nem premiará os campeões do ano. 

Escalada estreia em Olimpíadas

A escalada fará a sua estreia em Jogos Olímpicos no evento de Tóquio, adiado para 2021 por conta da pandemia do coronavírus. O Brasil não terá representantes no evento, já que não conquistou vagas pelo Mundial de 2019 nem pela seletiva Pan-Americana, realizada no começo deste ano.

Vale lembrar que o esporte vive uma polêmica para a disputa olímpica. Disputado geralmente com resultados individuais para cada modalidade da escalada (dificuldade, boulder e velocidade), os Jogos Olímpicos entregará as medalhas para os atletas que apresentar o melhor resultado na somatória das três.  

Mais em Escalada