Siga o OTD

Eleições

Com apenas duas exceções, atletas perdem feio nas urnas

O OTD fez um levantamento dos atletas olímpicos e paralímpicos que estiveram na disputa na eleição municipal de domingo (15) e apenas Raphael Thuin e Cássio dos Reis foram eleitos

O primeiro dia das eleições municipais, já que em alguns lugares haverá segundo turno, aconteceu neste domingo (15) e alguns competidores em atividade e ex-atletas olímpicos e paralímpicos concorreram a uma vaga como prefeito, vice-prefeito ou vereador. No dia de exercer a democracia, mais de 5.000 cidades do território brasileiro foram às urnas e, em alguns locais, com opções de diversos nomes com trajetória no esporte.
Raphael Thuin foi eleito vereador de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro (Facebook/raphael.thuin)

As urnas não foram nada camaradas com os esportistas que concorreram nas eleições municipais de 2020, cujo primeiro turno ocorreu neste domingo (15). Alguns atletas olímpicos e paralímpicos, em atividade ou aposentado, concorreram a uma vaga como prefeito, vice-prefeito ou vereador, em mais de 5.000 cidades do Brasil. Só que o saldo final foi bem negativo.

+ COI quer que atletas e envolvidos sejam vacinados para Tóquio

O Olimpíada Todo Dia realizou um levantamento e, com apenas duas exceções, os demais esportistas com carreiras em modalidades olímpicas fracassaram nas urnas. Os dois únicos eleitos foram Raphael Thuin, atleta da natação por 22 anos e que se aposentou das piscinas em 2009, e Cássio dos Reis, bicampeão paralímpico do futebol de 5, exclusivo para deficientes visuais.

Na seleção brasileira, Raphael Thuin foi quatro vezes campeão da Copa do Mundo. Além disso, ganhou 19 brasileiros, um sul-americano e 29 estaduais. As medalhas de ouro conquistadas foram em etapas disputadas nos Estados Unidos, Canadá, Brasil e China. O ex-nadador conseguiu por três vezes nos 50 m borboleta e uma nos 50 m livres. Ele foi eleito vereador de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, com 1.738 votos, igual a 0,69% dos válidos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Já Cássio dos Reis, de 31 anos, conseguiu se eleger como vereador de Ituberá, na Bahia. Atleta que joga na posição de fixo da seleção brasileira futebol de 5, fez sua campanha se apoiando bastante na plataforma de inclusão. Integrante do partido PV, o competidor é tricampeão mundial da modalidade e ganhou os ouros nas Paralimpíadas de Londres-2012 e Rio-2016.

Antes de ingressar na política, Raphael Thuin foi atleta da natação (Facebook/raphael.thuin)
Antes de ingressar na política, Raphael Thuin foi atleta da natação (Facebook/raphael.thuin)

Confira a lista de atletas que perderam nas urnas:

Maurren Maggi

Campeã olímpica em Pequim-2008 no salto em distância e com participações nas edições de Sydney-2000 e Londres-2012, Mauren Maggi foi candidata a vereadora em São Paulo pelo DEM. A ex-atleta, que já havia concorrido ao Senado em 2018, não se elegeu e ficou longe disso, já que não figurou nem entre as dez primeiras de seu partido, pois recebeu apenas 6.226 mil votos (0,12%).

Rodrigão

Campeão olímpico em Atenas-2004 e medalha de prata em Pequim-2008 e Londres-2012, o ex-jogador da seleção brasileira masculina de vôlei Rodrigão pleiteou uma vaga na Câmara de vereadores de Praia Grande, litoral de São Paulo. O central, integrante do PSDB, foi lembrado por 997 pessoas e recebeu somente 0,71% dos votos válidos na cidade.    

Diego Hypolito

Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos Rio-2016 e com presença em Pequim-2008, o ex-ginasta Diego Hypolito foi candidato a vereador em São Paulo pelo PSB e recebeu somente 3.783 mil votos, falhando na tentativa de conquistar o cargo. O ex-atleta tem em sua carreira na ginástica dois títulos em Campeonatos Mundiais (2005 e 2007) e cinco ouros em Jogos Pan-Americanos, sendo dois na Rio-2007 e três em Guadalajara-2011.

Charles Corrêa

Charles Corrêa, um dos atletas da canoagem slalon que participou os Jogos Olímpicos Rio-2016. Ele competiu na categoria C2 na Olimpíada com sede no Brasil e falhou na tentativa de se tornar vereador Piraju, município localizado no sudoeste do estado de São Paulo. Integrante do PV, o esportista teve só 63 votos, o equivalente a 0,42% dos votos válidos.

Fábio Luiz

Medalha de prata nos Jogos Olímpicos Pequim-2008, ao lado de Márcio Araújo, Fábio Luiz concorreu ao cargo de vereador em Vitória, no Espírito Santo, e não teve sucesso. Candidato pelo PDT, o ex-atleta do vôlei de praia recebeu 241 votos. Ele foi lembrado por apenas 0,16% dos votos válidos.

Reginaldo Holyfield

Reginaldo da Silva de Andrade, mais conhecido como Reginaldo Holyfield, está com 54 anos e é ex-atleta do boxe. Principal nome da modalidade na Bahia por um longo período, antes do surgimento de Popó, o ex-lutador concorreu para vereador em Salvador pelo DEM e não se elegeu. Ele recebeu somente 1.120 votos, o que significou 0,09% dos votos válidos.

Iranildo Espíndola

Iranildo Espíndola, atleta paralímpico do tênis de mesa, ganhou a medalha de bronze por equipes nos Jogos Paralímpicos Rio-2016 na classe 1-2. Fora do esporte, o competidor concorreu a uma vaga para vereador em Silvânia, no estado de Goiás, pelo DEM. O mesatenista não conseguiu se eleger, pois recebeu apenas 85 votos, 0,74% dos válidos.

João Derly

Campeão mundial de judô em 2005, João Derly disputou os Jogos Olímpicos Pequim-2008. Com carreira na política, sendo eleito vereador e deputado federal, o ex-atleta tentou em 2020 uma vaga como prefeito de Porto Alegre. Integrante do partido Republicanos, ele terminou na sétima colocação, com 19.004 mil votos, 2,94% dos válidos.

Kelly Santos

Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Sydney-2000, a atleta de basquete Kelly Santos, que atua como pivô, tentou uma vaga como vereadora de São Paulo pelo PTB, mas não obteve sucesso. No pleito realizado no domingo, a jogadora foi votada por apenas 463 pessoas e teve 0,01% dos votos válidos.

Luiz Lima

Ex-atleta da natação, Luiz Lima participou dos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996 e Sydney-2000. No esporte, ele ainda conquistou quatro medalhas em Jogos Pan-Americanos, sendo três de prata e a de ouro na edição de Winnipeg-1999, na prova dos 400 m livres. Na política, o ex-nadador iniciou sua carreira em 2016 e foi eleito deputado federal em 2018. Em 2020, foi candidato a prefeito do Rio de Janeiro, pelo PSL, e ficou em quinto lugar, com 180.320 mil votos e 6,85% dos considerados válidos.

Maylla Venturin

A surfista Maylla Venturin, atleta três vezes vice-campeã mundial, campeã Latino Americana, campeã Brasileira e heptacampeã Estadual, competiu por uma vaga de vereadora na cidade Serra, no Espírito Santo, pelo PDT. Ela foi mais uma das atletas que não se elegeu, já que recebeu somente 803 votos e 0,37% dos válidos.

Popó

Acelino Freitas, mais conhecido como Popó, ex-boxeador que conquistou quatro títulos mundiais em duas categorias diferentes. Em 2020, o ex-atleta do boxe foi candidato a vice-prefeito na chapa de Celsinho Cotrim, integrante do PROS, e, junto com seu parceiro, recebeu somente 1,578 mil votos para a prefeitura de Salvador, apenas 0,13% do total de votos válidos.

Talitta Vitorino

Talitta Vitorino da Silva Santos, de 37 anos, é mais uma das atletas que tentou um cargo público na eleição do último domingo. A judoca se candidatou para uma vaga de vereadora em Juazeiro, na Bahia. A atleta concorreu pelo partido Patriotas e não foi eleita. Ela recebeu apenas 59 votos, 0,05% dos votos válidos.

Tiffany Abreu

Tifanny Pereira de Abreu, ou simplesmente Tiffany, é jogadora de vôlei que atua pelo Sesi Bauru, equipe que está disputando a Superliga. A atleta competiu por uma vaga como vereadora de Bauru, interior de São Paulo, mas não conseguiu se eleger. Ela recebeu 266 votos, igual a 0,17% dos votos válidos.

Mais em Eleições