Siga o OTD

Brasil

Rosangela Santos correu aos 17, mas só pegou a medalha aos 25

Atleta que fez parte do revezamento 4 x 100 m feminino de Pequim-2008, Rosangela Santos é a mais jovem atleta do Brasil medalhista olímpica

Rosangela Santos bronze Pequim 2008 - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 4x100m feminino 100m rasos feminino Rosângela Santos
Rosangela Santos é abraçada pelas companheiras do revezamento 4 x 100 m, que herdou o bronze de Pequim-2008 (EFE)

A mais jovem medalhista do Brasil nos Jogos Olímpicos é Rosangela Santos, que correu a final do revezamento 4 x 100 m feminino nos Jogos de Pequim-2008 com 17 anos e 245 dias. O curioso é que ela só foi receber a medalha em 2017, quando já estava com 25 anos.

O que aconteceu foi que o Brasil terminou em quarto lugar na final do revezamento 4 x 100 m feminino de Pequim-2008, quando Rosangela Santos competiu ao lado de Lucimar Moura, Rosemar Coelho Neto e Thaissa Presti, mas a prova teve seu resultado alterado após punição por doping aplicada à Rússia, que tinha conquistado a medalha de ouro.

Em agosto de 2016, oito anos após a disputa, o Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou uma série de exames antidoping refeitos em amostras coletadas em Pequim e Londres, Uma destas reanálises indicou uso das substâncias Estanozolol e Turinabol pela atleta russa Yuliya Chermoshanskaya, que fez parte do revezamento que tinha sido campeão.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

A atleta foi punida com a suspensão imediata de toda e qualquer competição, sofrendo ainda desclassificação da Olimpíada chinesa. A pena foi refletida para toda a equipe, que foi intimada pelo COI a devolver as medalhas. Assim, a Bélgica, que tinha sido prata, herdou o primeiro lugar, enquanto a Nigéria, que tinha sido bronze, subiu para segundo, e o Brasil, para terceiro.

As medalhas para as brasileiras só foram entregues em março de 2017, durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico. Com isso, Rosangela Santos roubou de Renata Costa, a Kóki, zagueira medalha de prata com a seleção feminina de futebol em Atenas-2004, o posto de mais jovem medalhista do Brasil nos Jogos Olímpicos.

Quando foi medalha de prata em Atenas-2004, Kóki tinha 18 anos e 34 dias, enquanto Rosangela Santos correu a final do revezamento de Pequim-2008 com 17 anos e 245 dias. Ou seja, a velocista é a única medalhista olímpica menor de idade da história do esporte brasileiro.

+ CONHEÇA O BLOG CURIOSIDADES OLÍMPICAS

Na terceira colocação como mais jovem medalhista do Brasil nos Jogos Olímpicos aparece o nadador Jorge Fernandes, bronze no revezamento 4 x 200 m livre masculino em Moscou-1980. Atrás apenas de Rosangela Santos e Kóki, ele é o homem brasileiro que mais novo subiu no pódio de uma Olimpíada em toda a história.

O judoca Tiago Camilo, medalha de prata em Sydney-2000, com 18 anos e 117 dias, é o quarto mais jovem medalhista do Brasil nos Jogos Olímpicos. Em quinto fica a rainha Marta, que tinha 18 anos e 174 dias no dia da medalha de prata conquistada pelo futebol feminino em Atenas-2004.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Brasil