Siga o OTD

Curiosidades olímpicas

Os dez (11) maiores medalhistas da história dos Jogos Olímpicos

Confira a lista dos maiores medalhistas da história dos Jogos Olímpicos, que conta com sete americanos, além de empate nos esportes com quatro representantes da natação e do atletismo

Micheal Phelps na Rio 2016
Maior vencedor da história, Michael Phelps se despediu dos Jogos Olímpicos na Rio-2016 (Divulgação)

Boa parte da história das Olimpíadas são contadas através de seus vencedores. Por conta disso, montamos a lista com maiores medalhistas da história dos Jogos Olímpicos. A ideia era fazer um top 10, mas fomos obrigados a incluir 11, já que houve empate na décima posição. Entre eles estão sete americanos, além de uma soviética, um filandês, um japonês e um jamaicano.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Os esportes com mais integrantes na lista dos maiores medalhistas da história dos Jogos Olímpicos são a natação e o atletismo, com quatro atletas cada. A ginástica artística conta com dois, enquanto a canoagem tem um.

10o. USAIN BOLT – JAMAICA E RAY EWRY – ESTADOS UNIDOS – ATLETISMO

Usain bolt 100m 200m masculino jogos olímpicos
Usain Bolt: oito ouros

Usain Bolt colocou no peito nove medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, número que o colocaria como o sexto maior vencedor da história, mas o jamaicano caiu para a décima posição na lista dos maiores medalhistas porque a vitória no revezamento 4 x 100 m rasos lhe foi retirada porque Nesta Carter, seu companheiro de equipe, foi flagrado no exame antidoping.

lista dos maiores medalhistas da história dos jogos olímpicos - ray ewry
Ray Ewry: oito ouros

Com isso, o maior velocista da história ficou empatado com Ray Ewry, um americano que fez história nos primórdios dos Jogos Olímpicos, conquistando oito ouros entre Paris-1900 e Londres-1908, todas em modalidades que não existem mais: os saltos sem impulso em altura, em distância e triplo.

Mais contemporâneo, Usain Bolt foi o grande nome do atletismo em Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016. Nas três edições, ele foi campeão dos 100 m, 200 m e do revezamento 4 x 100 m, mas ficou sem uma das medalhas pelo “problema” retratado acima, fato que, no entanto, não reduz a lenda em que ele se transformou.

9º. MATT BIONDI – ESTADOS UNIDOS – NATAÇÃO

lista dos maiores medalhistas da história dos jogos olímpicos - matt biondi
Matt Biondi: oito ouros, duas pratas e um bronze. (Reprodução)

O americano Matt Biondi é o nono colocado na lista dos dez maiores medalhistas da história dos Jogos Olímpicos. O nadador disputou as edições de Los Angeles-1984, Seul-1988 e Barcelona-1992, totalizando oito ouros, duas pratas e um bronze.

Em sua estreia, com 19 anos, em Los Angeles-1984, ganhou ouro no revezamento 4 x 100 m livre. Já, na Olimpíada seguinte, em Seul-1988, Biondi chegou como candidato a bater o recorde de sete medalhas de ouro conquistadas em Munique-1972 por Mark Spitz.

Mas ele não conseguiu. Chegou perto ao ganhar sete medalhas, mas “apenas”cinco de ouro, além de uma de prata e uma de bronze. Em sua última participação, em Barcelona-1992, Matt Biondi se despediu com mais dois ouros e uma prata.

7º. JENNY THOMPSON – ESTADOS UNIDOS – NATAÇÃO E SAWAO KATO – JAPÃO – GINÁSTICA ARTÍSTICA

lista dos maiores medalhistas da história dos jogos olímpicos - jenny thompson
Jenny Thompson: oito ouros, três pratas e um bronze (Team USA)

Há um empate na sétima colocação da lista dos dez maiores medalhistas da história dos Jogos Olímpicos entre a nadadora americana Jenny Thompson e o ginasta japonês Sawao Kato. Ambos somaram oito ouros, três pratas e um bronze em suas participações.

Jenny Thompson é a terceira maior medalhista da natação, atrás apenas de Michael Phelps e Mark Spitz, mas é a mulher mais vitoriosa da modalidade. Ela estreou em Barcelona-1992 e competiu até Atenas-2004, totalizando quatro Olimpíadas disputadas com oito ouros, três pratas e um bronze.

+ CONHEÇA O BLOG CURIOSIDADES OLÍMPICAS

O melhor desempenho de Jenny Thompson aconteceu em Sydney-2000, quando ela faturou três ouros e um bronze. Nos Jogos anteriores, Atlanta-1996, ela também venceu três provas. Na estreia dela, em Barcelona-1992, com apenas 19 anos, foram dois ouros e uma prata. Na despedida, em Atenas-2004, com 31 anos, ela ficou duas vezes em segundo lugar.

lista dos maiores medalhistas da história dos jogos olímpicos - sawao kato
Sawao Kato: oito ouros, três pratas e um bronze

Já o japonês Sawao Kato é o atleta mais vencedor da ginástica artística masculina. Ele competiu da Cidade do México-1968 a Montreal-1976 e subiu 12 vezes no pódio com oito ouros, três pratas e um bronze.

Tricampeão olímpico por equipesm Sawao Kato levou dois ouros no individual geral, outros dois nas barras paralelas e mais um no solo.

6º. BIRGIT FISCHER – ALEMANHA – CANOAGEM VELOCIDADE

birgit fischer
Birgit Fischer: oito medalhas de ouro e quatro de prata

A alemã Birgit Fischer é o maior nome da história da canoagem velocidade. Seu nome esteve presente durante 24 anos nos Jogos Olímpicos, período em que ela colecionou oito medalhas de ouro e quatro de prata. Sua estreia aconteceu em Moscou-1980, aos 18 anos, e a despedida em Atenas-2004, aos 42. Ao todo, disputou seis Olimpíadas, mas poderiam ter sido sete. Ela ficou de fora de Los Angeles-1984 porque a Alemanha Oriental acompanhou o boicote do bloco socialista ao evento.

5º. CARL LEWIS – ESTADOS UNIDOS – ATLETISMO

lista dos maiores medalhistas da história dos jogos olímpicos - carl lewis
Carl Lewis: nove ouros e uma prata (IAAF)

Carl Lewis é a maior lenda do atletismo dos Estados Unidos. Segundo maior vencedor da história de sua modalidade e quinto na lista dos maiores medalhistas da história dos Jogos Olímpicos. Foram nove ouros e uma prata em quatro edições disputadas.

O melhor desempenho de Carl Lewis foi no salto em distância, prova em que teve 100% de aproveitamento com quatro ouros em quatro participações. Nos 100 m rasos, ele subiu no lugar mais alto do pódio duas vezes (em 1988, terminou em segundo lugar, mas foi declarado vencedor depois que o canadense Ben Johnson foi flagrado no exame antidoping). No revezamento 4 x 100 m, ajudou os Estados Unidos a serem campeões em 1984 e 1992. E, para completar, nos 200 m rasos ganhou um ouro e uma prata.

4º. MARK SPITZ – ESTADOS UNIDOS – NATAÇÃO

lista dos maiores medalhistas da história dos jogos olímpicos - mark spitz
Mark Spitz: nove ouros, uma prata e um bronze (AFP)

O americano Mark Spitz disputou apenas duas Olimpíadas e ostenta a incrível marca de 11 medalhas, nove ouros, uma prata e um bronze. Ele entrou para a história ao subir sete vezes no lugar mais alto do pódio em Munique-1972. O feito o fez, na época, o maior vencedor da história em uma mesma edição de Jogos Olímpicos, feito que foi superado por Michael Phelps, que ganhou oito ouros em Pequim-2008.

O curioso é que tudo o que Mark Spitz conseguiu foi com apenas cinco anos de carreira profissional. Aos 22, ele se aposentou. E se tivesse competido até os 31 como Phelps? Quem seria o maior medalhista da história?

3º. PAAVO NURMI – FINLÂNDIA – ATLETISMO

 paavo nurmi
Paavo Nurmi: nove ouros e três pratas

Maior ganhador de medalhas de ouro do atletismo, o finlandês Paavo Nurmi é o terceiro colocado na lista de maiores medalhistas da história dos Jogos Olímpicos com nove ouros e três pratas. De sua última participação, em 1928, até 1964, quando foi superado por Larysa Latynina, o fundista ostentou o título de maior medalhista da história dos Jogos.

A estreia de Paavo Nurmi foi em Antuérpia-1920 com três ouros e uma prata. O auge aconteceu em Paris-1924 com cinco medalhas de ouro. Em Amsterdã-1928, ele ganhou mais um título olímpico e somou mais dois vice-campeonatos à sua incrível trajetória.

Nos Jogos Olímpicos de Helsinque-1952, ele teve a honra de acender a tocha olímpica na cerimônia de abertura.

2ª. LARYSA LATYNINA – UNIÃO SOVIÉTICA – GINÁSTICA ARTÍSTICA

lista dos maiores medalhistas da história dos jogos olímpicos - larysa latynina
Larysa Latynina: nove ouros, cinco pratas e quatro bronzes (COI)

Nascida na Ucrânia, Larysa Latynina foi a maior estrela da história da super tradicional ginástica artística da União Soviética. Em três participações olímpicas, ela somou nove ouros, cinco pratas e quatro bronzes. Durante 44 anos, ela ostentou a honra de ser a maior medalhista olímpica da história, só superada por Michael Phelps em Pequim-2008. Até hoje, é a mulher mais vencedora.

A primeira participação dela foi em Melbourne-1956, quando levou quatro ouros, uma prata e um bronze. Em Roma-1960, foram três ouros, duas pratas e um bronze. E, para fechar, em Tóquio-1964, subiu mais cinco vezes no pódio: duas como campeã, uma como vice e duas como terceira colocada.

Latynina foi imbatível no solo em sua época, sagrando-se tricampeã no aparelho. Ganhou três ouros também por equipes. No individual geral, subiu duas vezes no lugar mais alto do pódio. E para completar, foi campeã uma vez do salto sobre o cavalo.

1º. MICHAEL PHELPS – ESTADOS UNIDOS – NATAÇÃO

lista dos maiores medalhistas da história dos jogos olímpicos - michael phelps
Michael Phelps: 23 ouros, três pratas e dois bronzes

O nadador americano é disparado o líder da lista dos maiores medalhistas da história dos Jogos Olímpicos. Com 23 medalhas de ouro, ele tem 14 títulos a mais do que a segunda colocada, Larysa Latynina. Foram ao todo, cinco participações. Na primeira, em Sydney-2000, com apenas 15 anos, Phelps ficou em quinto lugar nos 200 m borboleta. Com 19, em Atenas-2004, foram seis ouros e dois bronzes.

O auge de Michael Phelps aconteceu em Pequim-2008 com incríveis oito medalhas de ouro. Em Londres-2012, foram mais quatro títulos olímpicos e duas pratas. E, para completar, cinco ouros e uma prata na Rio-2016, aos 31 anos.

LISTA DOS MAIORES MEDALHISTAS DA HISTÓRIA DOS JOGOS OLÍMPICOS

AtletaPaísOuroPrataBronzeTotal
Michael PhelpsEUA233228
Larysa LatyninaURS95418
Paavo NurmiFIN93012
Mark SpitzEUA91111
Carl LewisEUA91010
Birgit FischerALE84012
Sawao KatoJAP83112
Jenny ThompsonEUA83112
Matt BiondiEUA82111
Ray EwryEUA8008
Usain BoltJAM8008

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Curiosidades olímpicas